Voltar
Menu
Pra Você

Notícias

​​Simpósio sobre transplante de fígado consolida o início do serviço no HSD

Publicado em 01.09.2023

Pioneiro no Maranhão, o Hospital São Domingos é o primeiro centro de saúde da rede privada do estado a atender aos critérios para a cirurgia de captação e transplante de fígado

INSTITUCIONAL - O Hospital São Domingos está habilitado para a realização de transplantes de fígado, rim e médula óssea. O processo de certificação e credenciamento junto ao Sistema Nacional de Transplantes e Ministério da Saúde começou em 2018 e, desde então, o Hospital São Domingos (HSD) tem-se preparado para oferecer um serviço de excelência à população, sendo protagonista deste novo capítulo da saúde no estado, seguindo o seu propósito de ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa. 

O I Simpósio de Transplante Hepático do HSD, realizado na noite da última quinta-feita (31), consolida o processo para a realização de transplantes de fígado na instituição, como o primeiro hospital da rede privada do Maranhão a atender aos critérios para captação e cirurgia, com assistência multiprofissional do pré ao pós-transplante.

“Esta noite marca uma importante conquista para a saúde do nosso estado. O Serviço de Transplante Hepático do Hospital São Domingos foi pioneiro e contou com verdadeiro time de desbravadores por abraçar a causa. A Diretoria Médica do HSD, seu Corpo Jurídico, a Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), o apoio da Central Estadual de Transplantes foram imprescindíveis para a implantação do serviço”, destacou no Dr. Romerito Neiva, cirurgião do aparelho digestivo e coordenador do Serviço de Transplante Hepático do Hospital São Domingos.

Simpósio

O encontro reuniu personalidades do cenário nacional e renome internacional do transplante hepático. A atuação da Central Estadual de Transplantes do Maranhão, bem como seu histórico e perspectivas, fora apresentado pelo Dr. Hiago Bastos. A enfermeira especialista em captação, doação e transplantes de órgãos e tecidos, Poliana Bortolon, trouxe aos convidados a organização, atuação e marco legal do Sistema Nacional de Transplantes. 

Com respeitável trabalho e reconhecimento internacional, o cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Orlando Torres, destacou as indicações clínicas para a realização do transplante hepático. A médica gastrohepatologista do Hospital São Domingos, Dra. Débora Abreu, trouxe aos presentes a jornada do paciente com indicação ao transplante de fígado, com destaque à importância de toda a equipe multiprofissional na assistência e cuidado ao paciente. 

Após os cuidados com o paciente e preparação para o transplante, o cirurgião Dr. Bernardo Sabat, coordenador da Comissão de Remoção e Preservação de Órgãos da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, destacou o trabalho de toda a equipe que está envolvida na cirurgia de captação e conservação de órgãos, com os desafios da remoção e transporte seguro do órgão a ser doado.

Pronto para começar

O Serviço de Transplante Hepático do Hospital São Domingos foi o primeiro a ser habilitado, seguido do transplante renal e, neste ano, o transplante de médula óssea. Todo o time envolvido, do corpo clínico ambulatorial, com gastroenterologistas e hepatologistas, o corpo clínico de cirurgiões especialistas em transplante, passando pela equipe de enfermagem do Centro Cirurgico têm participado de intensos treinamentos de capacitação e preparação para o início das atividades. Como parte da programação do I Simpósio de Transplante Hepático, foram realizados dois dias de treinamento, nos dias 1 e 2 de setembro, com teoria e prática no Centro Cirúrgico, para a captação e transplante hepático no Hospital São Domingos.

image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image