Voltar
Menu
Pra Você

Hospital São Domingos

Notícias

Setembro em Flor: tratamento radioterápico para o cuidado dos tumores ginecológicos

Publicado em 06.09.2023

A Braquiterapia 3D permite que altas doses de radiação sejam administradas em um curto intervalo de tempo, de forma individualizada, conforme a necessidade de cada paciente.

A campanha Setembro em Flor tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos tumores ginecológicos, que se localizam no colo do útero, endométrio, ovário, vagina e vulva.

No Brasil, estão previstos 704 mil novos casos de câncer para cada ano do triênio 2023-2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Desse total, mais de 32 mil novos casos serão de tumores ginecológicos, o que representa 13,2% de todos os casos de câncer diagnosticados nas brasileiras, excluindo o câncer de pele não melanoma. Além de ser um dos mais incidentes em mulheres, o câncer ginecológico apresenta grandes chances de sucesso no tratamento quando o tumor é detectado precocemente.

Dentre as opções de tratamento para os tumores ginecológicos, está a braquiterapia 3D, tecnologia disponível no Serviço de Radioterapia do Hospital São Domingos. Esta modalidade permite que altas doses de radiação sejam administradas em um curto intervalo de tempo, diretamente no tumor, por exemplo, na cavidade vaginal e uterina, sem que se atinjam outras áreas.

Para o coordenador da Radioterapia do Hospital São Domingos, Dr. Flávio Napoleão, o tratamento é um avanço tecnológico e de alta qualidade para as pacientes que necessitam este tipo de tratamento.

“Poucos centros de saúde do país possuem o serviço de Braquiterapia com capacidade de ser integralmente tridimensional. A braquiterapia 100% 3D vem para reforçar o nosso Serviço de Radioterapia, podendo funcionar de forma exclusiva ou complementar ao tratamento radioterápico. É uma técnica moderna e extremamente eficaz para quem luta contra o câncer.”, detalha o médico.

Vantagens do tratamento

A braquiterapia é uma opção para muitos tipos de câncer, como os de colo do útero, de próstata, mama e pele. Além da precisão quanto à realização, outra vantagem fundamental é a redução do ciclo de tratamento, pois o tumor pode ser tratado com doses de radiação mais elevadas e, por serem extremamente localizadas, possibilitam uma redução das probabilidades de danos desnecessários aos tecidos saudáveis mais próximos.

O procedimento tem alto índice de sucesso e uma de suas vantagens é a aplicação da radiação diretamente ao tumor, sem ultrapassar os tecidos saudáveis, ou atingir outras áreas do corpo. Nos casos de tumores ginecológicos, como os de colo uterino ou endométrio (camada interna do útero), o procedimento é uma das formas de tratamento mais indicada, pois atua de forma localizada nas áreas comprometidas, ou em risco de comprometimento, e minimiza possíveis danos aos tecidos sadios adjacentes.

Serviço de Radioterapia HSD

Referência em medicina de alta complexidade no Maranhão, o Hospital São Domingos oferece tratamento oncológico completo, tendo os procedimentos de cirurgia, quimioterapia, imunoterapia e radioterapia. Cerca de 60% dos pacientes oncológicos precisarão de Radioterapia em algum momento do tratamento e o HSD se destaca por oferecer aos seus clientes um dos melhores parques radioterápicos do país. Agende sua consulta com um de nossos especialistas do Serviço de Oncologia na nossa Central de Atendimento, por meio dos contatos: (98) 32168100 ou WhatsApp (98) 991094459.