Neurocirurgia

1 minuto de leitura

Hospital São Domingos é referência no cuidado às doenças neurológicas

O Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do HSD conta com uma estrutura completa, com equi...
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 28/04/2022

O Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do HSD conta com uma estrutura completa, com equipamentos de última geração, para oferecer atendimento multidisciplinar durante toda a jornada do paciente

SAÚDE — As doenças que afetam o cérebro, a medula espinhal e os nervos são chamadas doenças neurológicas. Dentre esses distúrbios estão a epilepsia, doença de Alzheimer, AVC, esclerose múltipla, doença de Parkinson e outros distúrbios traumáticos do sistema nervoso. 

Para o tratamento destas e outras patologias, o Hospital São Domingos oferece, de forma integral e multidisciplinar, tratamento completo para o cuidado do paciente neurológico. O Serviço de Neurologia e Neurocirurgia é um dos mais antigos e consolidados do estado, referência local e nacional no cuidado às doenças neurológicas. 

Conta com  a estrutura do Centro de Diagnóstico por Imagem,  parque tecnológico que dispõe dos mais modernos equipamentos para a realização dos exames diagnósticos, com a captação de imagens em alta resolução para a investigação das doenças neurológicas.

“Os avanços na medicina diagnóstica são essenciais para o planejamento terapêutico e acompanhamento aos pacientes neurológicos. As imagens precisas e ricas em detalhes são de suma importância para  a escolha da melhor conduta clínica do paciente”, explica o coordenador no Serviço de Neurologia do Hospital São Domingos, Dr. José Laretta.

Dentre os diferenciais do Serviço de Neurologia está a linha de cuidado para o tratamento dos pacientes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC), no qual é oferecido tratamento na fase aguda, na investigação diagnóstica etiológica e no acompanhamento em ambulatório especializado na doença. O protocolo de atendimento começa pela Emergência Adulto, onde todos os profissionais estão aptos a identificar os primeiros sinais do AVC e promover o atendimento especializado.

Referência em Neurocirurgia

Alguns dos diagnósticos, apontam o processo cirúrgico como tratamento indicado.  As técnicas cirúrgicas de alta complexidade realizadas pelo Serviço de Neurocirurgia oferecerem procedimentos mais rápidos, seguros e menos invasivos. 

“A avaliação do neurocirurgião é sempre importante para descartar a possibilidade de tratamento cirúrgico de algumas doenças. Feito isso, a investigação diagnóstica segue de forma multidisciplinar, por outros especialistas como o neurologista, reumatologista, entre outros”, explica o coordenador do Serviço de Neurocirurgia do Hospital São Domingos, Dr. Periguari Lucena. 

Seu corpo clínico é referência no tratamento clínico e cirúrgico de doenças neurológicas, como Parkinson, distúrbios do movimento, coluna, distúrbios do sono, doenças neuromusculares e neuropediatria, destacando-se pelo constante aperfeiçoamento em técnicas cirúrgicas das principais patologias relacionadas ao sistema nervoso.

O atendimento no Serviço de Neurocirurgia é feito de forma eletiva, de urgências e emergências, com procedimentos minimamente invasivos, atendimento ao trauma de crânio 24h, com monitorização da pressão intracraniana e suporte avançado em neurointensivismo (UTI), além da realização de procedimentos endovasculares, trombólise química e mecânica.

Centro de Neurofisiologia do HSD

Toda essa estrutura é integrada ao Centro de Neurofisiologia que auxilia no diagnóstico e tratamento de doenças dos sistemas nervoso e periférico.

O serviço presta atendimento ambulatorial, nos consultórias do Centro de Medicina Especializada, e domiciliar — uma vez que muitos dos pacientes acometidos por doenças neurológicas, principalmente os mais idosos, têm problemas de mobilidade. O atendimento domiciliar oferece ao paciente, agregado à facilidade e praticidade, um atendimento neurológico integral e de qualidade no conforto de casa. 

Um dos exames mais procurado e mais requisitado do centro é o Eletroencefalograma, sendo parte da rotina da Unidade de Terapia Intensiva. Os exames neurofisiológicos são necessários para acompanhamento e diagnóstico de pacientes com qualquer suspeita de alteração do nível de consciência, avaliação de morte encefálica e estado de nível de sedação, por exemplo. O exame auxilia na avaliação do seu estado clínico e na escolha do melhor tratamento. 

Quando procurar um neurologista

Uma das razões principais e mais comuns pelas quais recomenda-se a consulta com um neurologista são dores de cabeça muito intensas com características de enxaqueca. Caso as dores de cabeça sejam repentinas e frequentes de forma intensa, com pontadas em um ou ambos os lados da cabeça, a consulta de emergência é fundamental para descartar qualquer problema neurológico importante. 

Agendamento 

As consultas do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia são realizadas no Centro de Medicina Especializada, no 2° andar do novo prédio, com atendimento de segunda a sexta, das 7h às 18h30 e aos sábados das 8h às 11h30. Agende no 32168100 ou pelo whatsapp 99109-4459.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos