Angiologia

O que é Angiologia? - Hospital São Domingos

A função do especialista em angiologia trata as patologias relativas à circulação nas artérias, vasos linfáticos e veias. O médico angiologista atua na assistência de doenças que não precisam ser submetidas a procedimentos cirúrgicos, embora sua atuação esteja intimamente ligada às responsabilidades delegadas à cirurgia vascular, ocupando-se da análise de casos relativos à traumas vasculares, linfagites, aneurismas arteriais, vasculites, tromboses profundas.

A função deste especialista cobre uma variedade de frentes, atuando nos estágios inicias das doenças vasculares, prevenindo traumas de maior gravidade que possam levar o paciente a procedimentos cirúrgicos. Dentre elas, a prevenção de ulcerações em membros acometidos por tromboses, prevenção e tratamento de linfoedemas (acumulação de linfa nos tecidos do corpo), embolia pulmonar, úlceras de estase em pacientes acometidos por problemas de insuficiência renal crônica e prevenção de amputações em pacientes portadores de aterosclerose (acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias).

A importância do especialista é fundamental para erradicação destas e outras patologias, pois parte de sua função encontra-se no estudo clínico do quadro do paciente e nas recomendações que podem favorecer a melhoria de seu estado de saúde. A angiologia ainda é uma especialidade médica pouco conhecida, mas de suma importância pois, ao encarregar-se do estudo, diagnóstico e tratamento clínico o angiologista pode prevenir a incidência de óbitos, o percentual de amputações em pacientes que sofrem de problemas diabéticos, a reincidência de casos de trombose e uma infinidade de problemas relativos ao sistema circulatório.

    Exames

    Procedimentos

    Coordenador Médico

Dúvida sobre cobertura de convênios para consultas?Conferir operadoras aceitas