Voltar
Menu
Pra Você

Hospital São Domingos

Transplante de Órgãos e Tecidos

Sobre

Buscando cada vez mais expandir os seus serviços de alta complexidade e ciente da importância do transplante para os pacientes que estão na fila de espera da doação de órgãos, o Hospital São Domingos (HSD), que faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, está habilitado para a realização de transplantes de fígado, rim e medula óssea, tornando-se pioneiro na implantação de um programa de transplante na rede privada do Maranhão. 

O processo de certificação junto ao Ministério da Saúde iniciou-se em outubro de 2020, com o transplante hepático, seguido da habilitação para o transplante de rim, em fevereiro de 2021 e transplante de medula óssea, em agosto de 2023.

Cuidado integrado

Para melhorar a experiência do paciente, o hospital investiu em uma linha de cuidado especialmente pensada para todas as etapas de assistência aos pacientes com indicação para transplante. Toda a jornada do paciente será conduzida por equipes especializadas, com ambulatórios exclusivos para o atendimento do pré ao pós-transplante.

Outro diferencial do programa de transplante do Hospital São Domingos é o Banco de Sangue e o Serviço de Patologia próprios, que oferecem agilidade na utilização de hemocomponentes para o Centro Cirúrgico e nas análises anatomo-histopatológicas necessárias às cirurgias, respectivamente.

Corpo Clínico

Exames e procedimentos

Transplante de Fígado

O transplante de fígado é indicado para pessoas que possuem danos graves ao órgão, como  por exemplo cirrose hepática, insuficiência hepática, câncer de fígado e hepatite. Existem dois tipos de transplante de fígado: através do doador que veio a óbito por morte encefálica ou pelo doador vivo. Para as duas situações, o Hospital São Domingos dispões de um centro cirúrgico moderno para a realização de cirurgias de longa duração e alta complexidade. 

Transplante de Rim

O transplante renal hoje é uma opção para o tratamento de pacientes com falência renal para oferecer uma melhor qualidade de vida. Os pacientes renais crônicos, devem ser avaliados pelo médico nefrologista e urologista, passando por uma equipe multidisciplinar. Juntos, irão avaliar os riscos e benefícios da cirurgia de transplante renal, bem como escolher a melhor conduta clínica para o acompanhamento do paciente após o procedimento. 

Transplante de Médula

Atendimento

Atendimento

O atendimento aos pacientes com indicação para transplante se inicia no Centro de Medicina Especializada, nos ambulatórios de Hepatologia ou de Cirurgia de fígado e vias biliares, para o transplante de fígado; nos ambulatórios de Nefrologia ou de Urologia, para o transplante de rim; e no ambulatório de Hematologia, para o transplante de medula óssea.

Entre em contato através da nossa Central de Atendimento, pelo telefone (98) 3216 8100 ou pelo WhatsApp (98) 99109 4459.

Ver todos

Notícias Relacionadas