Voltar
Menu
Pra Você

Nefrologia

Sobre

A Nefrologia é a especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário. É também responsável pela instituição das terapias substitutivas da função renal como a diálise e o transplante, nas situações em que os rins deixam de funcionar de forma provisória ou definitiva.

As principais doenças que podem afetar de modo crônico e irreversível as funções dos rins são a hipertensão arterial e o diabetes, enquanto que a septicemia, especialmente entre os pacientes graves em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), é a principal responsável pela lesão renal aguda que, na maioria das vezes, é reversível.

Entre as outras diversas atividades do nefrologista, pode-se destacar o acompanhamento e tratamento das infecções e cálculos urinários, das nefrites, das doenças císticas e genéticas dos rins, da hipertensão arterial, além do seguimento a longo prazo do paciente transplantado renal.

O Hospital São Domingos conta com um time de quatro nefrologistas para atendimento adulto e uma nefrologista pediatra, todos com formação diferenciada em grandes centros médicos e com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.

As rotinas, procedimentos operacionais e condutas médicas da Unidade de Nefrologia e Diálise do Hospital São Domingos são baseadas nas diretrizes da International Society of Nephrology - KDIGO (Kidney Disease Improving Global Outcomes), da National Kidney Foundation americana, da KDOQI (Kidney Disease Outcomes Quality Initiative) e nas RDCs especializadas e notas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Exames e procedimentos

  • Hemodiálise convencional, diária ou estendida, para pacientes internados;
  • Atendimento em consultas ambulatorias para adultos, com clínica de referência para crianças;
  • Pareceres (interconsultas) da especialidade tanto para adultos quanto para crianças nas diversas unidades de internação;
  • Biópsia renal guiada por ultrassom;
  • Implantes de cateteres para realização de hemodiálise;
  • Acompanhamento hospitalar de pacientes nefropatas e transplantados renais durante a internação.

Atendimento

Consultas ambulatoriais: disponível para adultos no Hospital São Domingos e no Pátio Norte Shopping, com marcação através da Central de Atendimento ao Cliente (CAC) no (98) 3216-8100 e na Renal Clínica, que também atende crianças no (98) 3231-2502.

Pareceres (interconsultas): disponível para pacientes dos apartamentos, 7 dias por semana, das 7h às 19h. Para pacientes internados nas Unidades de Emergência e Terapia Intensiva, o atendimento está disponível 24h por dia, 7 dias por semana.

Procedimentos e visitas médicas: diárias à beira do leito a pacientes nefropatas e transplantados renais.

Hemodiálise: disponível para pacientes dos apartamentos e enfermarias, agendadas de segunda a sábado, das 7h às 19h. Para pacientes internados nas Unidades de Emergência e Terapia Intensiva, o atendimento está disponível 24h por dia, 7 dias por semana.

Coordenador Médico

Dr. Ricardo Ferreira Santos

CRM: 2609

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (1991), Residência Médica (1995) e Doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado do Departamento de Medicina I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Coordenador do Serviço de Nefrologia e Professor do Curso de Especialização em Terapia Intensiva do Hospital São Domingos, em São Luís. Foi o fundador do programa de Transplante Renal do Hospital Universitário da UFMA em 2000, pioneiro no Estado do Maranhão, atuando como coordenador até 2004. Foi fundador e coordenador científico do Programa de Residência Médica em Nefrologia do Hospital Universitário da UFMA, também pioneiro no Estado do Maranhão, entre 2000 e 2004. Foi presidente do Centro de Estudos, idealizador e membro fundador do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital São Domingos, entre 2004 e 2009. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: nefrologia clínica, insuficiência renal e diálise e transplante renal.