Sobre
A Medicina Esportiva estuda como a prática, ou a falta, de exercício na saúde das pessoas. O médico do esporte aborda questões sobre todos os sistemas do pacientes: cardio, pneumo, gastro, psicológicos, nutrológicos, ortopédicos e outros.
O objetivo é encontrar as possíveis curas e tratamentos para lesões causadas por exercícios e, em caso de retorno às atividades físicas, o médico do esporte indicará quais práticas se adequam ao novo quadro do paciente.
É comum o estranhamento sobre a especialidade. A residência médica em Medicina Esportiva é recente, entrando em vigor somente em 2005 nas faculdades de medicina. Atualmente, a especialidade é referência mundial devido ao apoio da Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS).
Exames e procedimentos
- Teste cardiopulmonar de exercício (Ergoespirometria)
- Bioimpedanciometria
- Densitometria de corpo inteiro para composição corporal
- Avaliação de risco pré-participação esportiva
- Eletrocardiograma
- Ecodopplercardiograma
- Avaliação pulmonar
- Hemograma entre outros.
Atendimento
Consultas e exames podem ser realizados às segundas e quinta pela tarde. Às terças-feiras, de manhã.
Coordenador Médico

Dr. João Antonio da Silva Júnior
CRM: 5205
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e Residência Médica em Medicina Esportiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP-SP, 2012). Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2016). Professor auxiliar da UFMA. Oficial de Controle de Dopagem - US Antidoping Agency.