Voltar
Menu
Pra Você

Mastologia

Sobre

A equipe de Mastologia do Hospital São Domingos é composta por mestres e doutores, formados pelas principais instituições de ensino em oncologia no Brasil: Hospital do Câncer A.C Camargo de São Paulo, Hospital Haroldo Juaçaba, Instituto do Câncer do Ceará e Escola Cearense de Oncologia. Os mastologistas são cirurgiões oncológicos ou ginecologistas que possuem residência médica em mastologia, certificados pela Sociedade Brasileira de Mastologia e Associação Médica Brasileira (AMB). Os profissionais possuem treinamento avançado em técnicas de Oncoplastia no Brasil e no exterior.

A equipe de mastologistas do Hospital São Domingos é umas das poucas equipes no Brasil que tratam as pacientes realizando a reconstrução imediata e da mama doente, ou seja, no mesmo tempo cirúrgico, assim como realiza, neste mesmo tempo, a simetrização da mama contralateral, favorecendo um melhor resultado na autoimagem das pacientes. 

Nossos profissionais estão atualizados e habilitados nas mais modernas técnicas cirúrgicas para promover o melhor resultado para o paciente. O tratamento ocorre de forma multidisciplinar, seguindo os protocolos do National Comprehensive Cancer Network (NCCN), da American Society of Clinical Oncology (ASCO), do Consenso de St. GALLEN e do Consenso de San António. O setor segue as diretrizes da Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e as diretrizes baseadas nas pesquisas multicêntricas, apresentadas e discutidas nos principais fóruns internacionais.

Sabia que o HSD é pioneiro no uso da Mamografia 3D no Maranhão? Assista o vídeo abaixo e conheça as vantagens dessa tecnologia no diagnóstico do câncer de mama.

Exames e procedimentos

  • Consultas de rotina para Prevenção do Câncer de Mama 
  • Tratamento das doenças benignas das mamas
  • Tratamento do Câncer de Mama Masculino
  • Tratamento Cirúrgico do Câncer de Mama utilizando técnicas avançadas de Oncoplastia, realizando reconstruções mamárias imediatas e tardias, com ou sem utilização de implantes mamários
  • Simetrização da mama contralateral no mesmo tempo cirúrgico em que se trata a mama acometida, favorecendo um melhor resultado estético, com impacto na qualidade de vida das pacientes.
  • Utilização da técnica de Lipofilling, injeção de células tronco de gordura para promover reparação tardia da mama após cirurgia ou radioterapia.

Atendimento

Os consultórios estão localizados no 1º andar do hospital, no setor de Oncologia.

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 22h; e aos sábados, das 7h às 13h.

Contato: Informações e agendamento através do (98) 3216-8100 ou (98) 99109-4459 (WhatsApp).

Coordenador Médico

Dra. Ana Gabriela Caldas Oliveira

CRM: 3195

Médica mastologista do Hospital São Domingos e do Instituto Maranhense de Oncologia HospitalAldenora Bello (Fundação Antonio Jorge Dino). Possui graduação em Medicina pela UniversidadeFederal do Maranhão (1996). Residência médica em cirurgia geral na Universidade de Taubaté (SP, 1999) e em cirurgia oncológica no Hospital A.C. Camargo (SP, 2002). Especialização em cirurgiaoncoplastica pela Santa Casa de São Paulo (2011). Mestrado em Ciências Médicas área deconcentração Oncologia pela Universidade de São Paulo (2005) e doutora em Saúde Coletiva pelaUniversidade Federal do Maranhão. Professora Adjunta da Disciplina de Oncologia Curso deMedicina Universidade Federal do Maranhão. Membro Titular da Sociedade Brasileira deMastologia (SBM) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Tem experiência naárea de Oncologia, com ênfase em Oncologia Cirúrgica, atuando como mastologista e cirurgiãoncológica. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Maranhão.

Médicos (as)

Dra. Vanessa Pollyana Braz Mendonça Campos

CRM: 8721

Graduada em Medicina na Universidade Federal do Pará. Fez residência médica em Cirurgia Geral no Hospital José Lucas Filho (MG) e residência médica em Mastologia no Instituto Mário Penna/Hospital Luxemburgo (MG). Membro da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Dra. Raquel Aranha Viegas

CRM: 5005 / RQE: 2464

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Ceará e em Mastologia pelo Instituto do Câncer do Ceará. Especialista em Mastologia.

Dra. Glaucia Mesquita Cordeiro

CRM: 4517

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente - AC Camargo Cancer Center (SP). Especialista em Cirurgia Geral pela Universidade Federal do Maranhão e em Mastologia pelo Instituto do Câncer do Ceará. Membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Dr. José Pereira Guará

CRM: 4973

Médico mastologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia. Possui residência em Mastologia pelo Instituto do Câncer do Ceará e experiência em cirurgia reconstrutiva no Instituto Europeu de Oncologia. Tem mestrado pela Universidade Federal do Maranhão e doutoramento em andamento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foco do diagnóstico e tratamento do câncer de mama, inclusive nas cirurgias reparadoras com técnicas de oncoplastia.

Dra. Yara Carolina Monte de Sena Rosa

CRM: 8587 / RQE: 2506

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará. Fez residência médica em Cirurgia Geral na Universidade Federal do Pará e em Mastologia pelo Hospital Santa Marcelina (SP).

Dr. Ricardo Tukiama

CRM: 10467 / RQE: 3646 / RQE: 3623

Graduação e residências médicas em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina. Pós-Graduação Lato Sensu em Cirurgia Oncoplástica Mamária pela Fundação Pio XII - Hospital de Câncer de Barretos (SP). Especialista na área de atuação em Mamografia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e em Mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia.

Dra. Noele Barros Gomes

CRM: 6993

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará. Fez residência em Clínica Médica e Oncologia Clínica pelo Hospital de Clínicas do Paraná. Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

Aline Maria Santos Farias Catunda

CRM: 5919

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Fez residência médica e mestrado em Médica Nuclear na Universidade Estadual de Campinas (SP). Membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear. Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Dr. Carlos Bulcão Loureiro

CRM: 4977

Graduado em medicina, pela Universidade Federal do Maranhão, residência em cirurgia geral, pelo Hospital Ipiranga em São Paulo. Residência de cirurgia oncológica no Hospital AC. Camargo Câncer Center. Felow em Mastologia no Hospital AC. Camargo Câncer Center. Atua na oncologia cirúrgica e mastologia do Hospital São Domingos.

Laís Bastos

CRM-SP: 179072

Graduada em medicina pela Faculdade de Medicina de Campos (FMC). Residência em radiologia e diagnóstico por imagem, pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrado Profissional em Medicina, pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como médica especialista em imagenologia mamária no Hospital São Domingos.

Ver todos

Notícias Relacionadas