Voltar
Menu
Pra Você

Hepatologia

Sobre

Hepatologia é uma área de atuação do gastroenterologista, sendo um ramo de medicina relacionado com o estudo, a prevenção, o diagnóstico e a gestão das doenças que afectam o fígado, a vesícula biliar, a árvore biliar e o pâncreas. Enquanto o gastroenterologista é o responsável pelos cuidados do aparelho digestivo, o hepatologista cuida, especificamente, do fígado e das vias biliares, e das doenças que podem atingi-lo, que são várias.

As principais causas de doenças do fígado são o consumo excessivo de álcool, drogas, alterações genéticas, alterações imunológicas, parasitas e vírus. Em contato com um desses agentes, o fígado pode sofrer alterações e possivelmente desenvolver alguma doença, tais como cirroses, hepatites, esteatose, hemocromatose e tumores.

O hepatologista pode atuar no cuidado de patologias como inchaço nas pernas e na barriga; hemorragias digestivas, emagrecimento; sangramentos em gengivas; alteração menstrual; pele e olhos amarelos (icterícia); encefalopatia (confusão mental causada por doença hepática); ascite e outras.

Exames e procedimentos

  • Ecografia
  • Tomografia computadorizada (CT)
  • Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (CPRE)
  • Ressonância nuclear magnética (RNM)
  • Testes para avaliação de: lesão hepatocelular, biliar e lesão de vias biliares; funções de síntese do fígado; complicações e estágio da cirrose; e na investigação da etiologia (causa) da doença hepática

Atendimento

Matriz/Unidade Bequimão: Quintas das 15h às 18h

Coordenador Médico

Dr. Orlando Jorge Martins Torres

CRM: 2280

Ver todos

Notícias Relacionadas