Sobre
O Serviço de Endoscopia do Hospital São Domingos foi reestruturado e agora conta uma nova estrutura, mais ampla, moderna e completa para a realização de exames essenciais para o diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo. O serviço dispõe de equipamentos de alta tecnologia e uma equipe multiprofissional, composta por médicos especialistas, anestesiologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
“Atualmente, temos quatro salas para a realização de exames e procedimentos de forma simultânea, pois contamos com quatro médicos especialistas diariamente para celeridade do atendimento”, explica a coordenadora do Serviço de Endoscopia do Hospital São Domingos, Dra. Keyla Matos.
O Serviço de Endoscopia conta, em seu espaço, com apartamentos exclusivos, com banheiro individual, para a realização do preparo da colonoscopia intra-hospitalar.
“Os apartamentos são uma forma de deixar o paciente mais confortável durante o preparo para o exame e funcionam assim: o paciente que realizará seu exame à tarde pode solicitar fazer uso do quarto durante a manhã. Em alguns casos, pode ser feita a internação na noite anterior, a depender da necessidade do paciente”, detalha a médica.
O exame
A endoscopia digestiva alta é um dos exames realizados no Hospital São Domingos e tem como objetivo analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado) e pode ser indicada para prevenção, diagnóstico e tratamento de muitas doenças e neoplasias do aparelho digestivo. O procedimento é utilizado para avaliar a causa de sintomas como: dor abdominal, náusea, vômitos, queimação, refluxo, dificuldade para deglutir, etc.
“O exame pode diagnosticar casos de gastrite, úlcera e locais de sangramento no intestino. Durante a realização da endoscopia, também podemos colher o material para biópsias e fazer testes que detectam alterações no intestino, como a presença de hiato, câncer e a bactéria responsável pela gastrite e úlcera, a Helicobacter Pylori, conhecida como H. Pylori”, pontua Dra. Keyla Matos.
Outra vantagem da endoscopia é a possibilidade de tratar lesões durante o processo. “Em alguns casos, a endoscopia deixa de ser apenas diagnóstica para ser terapêutica, evitando, por vezes, procedimentos cirúrgicos”, completa a médica.
Equipamento
Cumprindo seu propósito de cuidar da saúde das pessoas, o Serviço de Endoscopia do Hospital São Domingos investe sempre em tecnologia e atualização de sua equipe para proporcionar mais conforto aos pacientes e garantir maior precisão no diagnóstico. A nova estrutura do Serviço de Endoscopia conta com mais modernos endoscópios e colonoscópios.
“Temos os mais modernos equipamentos para a realização dos exames, tanto para a captura das imagens em alta definição quanto para proporcionar mais conforto para o paciente”, detalha a gastroenterologista.
O aparelho possui sistema de fibras óticas e uma microcâmera que ilumina o interior dos órgãos e proporciona a visão completa, auxiliando no diagnóstico de doenças do aparelho digestivo alto, no acompanhamento do seu tratamento e também na remoção de lesões como pólipos, tratamento de úlceras hemorrágicas, varizes de esôfago e outros procedimentos.
Preparo
Jejum, pouca ingestão de líquidos e limpeza do trato intestinal são alguns das ações que preparam o paciente para a avaliação do aparelho digestivo. Isso pode variar de acordo com o procedimento a ser realizado.
Na endoscopia digestiva alta se faz necessário um jejum absoluto de 8 horas, até mesmo de líquidos. Já na colonoscopia o paciente precisa fazer uma dieta leve líquida na véspera e a ingestão de laxativos horas antes do exame, com objetivo de eliminar todo o conteúdo de fezes do cólon. Essa parte do preparo é preferencialmente feita em casa, mas, caso o paciente necessite, pode ser completada no apartamento privativo disponibilizado pelo Serviço de Endoscopia do Hospital São Domingos.
Todos os procedimentos sob sedação são realizados com assistência de um médico anestesiologista, que acompanha o paciente antes, durante e após o exame.
Quando fazer o exame
Como prática preventiva, a endoscopia pode ser solicitada a partir dos 50 anos e repetida a cada cinco anos.
Mas pode ser realizada a qualquer momento, caso o paciente tenha queixas de queimação ou dores abdominais, vômitos, náuseas, refluxo, difícil digestão, dificuldade para engolir, anemias, enfraquecimento, dentro outros.
Pessoas com histórico familiar de pólipos ou câncer devem fazer o exame antes dos 50 anos, de acordo com a solicitação médica. Em casos específicos, como acompanhamento de cânceres ou de cirurgia bariátrica, é feito ainda mais regularmente.
Conheça o serviço de Endoscopia do Hospital São Domingos
Exames e procedimentos
- Endoscopia Digestiva Alta;
- Colonoscopia;
- Gastrostomia Endoscópica;
- Mucosectomia;
- Laringoscopia;
- Ecoendoscopia (com ou sem punção-biópsia);
- Enteroscopia Diagnóstica;
- Ligadura de varizes esofágicas;
- Passagem de balão intragástrico para redução de peso de pacientes obesos.
Atendimento
Localização
O Serviço de Endoscopia do Hospital São Domingos está localizado no 2º andar.
Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira: 8h às 18h
Agendamento
3216 8100
Coordenador Médico

Dra. Keila Regina Matos Cantanhede
CRM: 3183