Voltar
Menu
Pra Você

Hospital São Domingos

Diálise

Sobre

A diálise é um processo artificial para remover os resíduos e excesso de líquidos do corpo, um processo que é necessário quando os rins não estão funcionando adequadamente. Existe a diálise peritoneal e hemodiálise. O Hospital São Domingos os dois serviços são oferecidos e coordenado pela especialidade de Nefrologia.

Na diálise peritoneal, o peritônio, que é uma membrana que reveste o abdômen e cobre os órgãos abdominais, atua como filtro. Essa membrana tem superfície extensa e uma rede rica em vasos sanguíneos. As substâncias do sangue podem facilmente passar através do peritônio para a cavidade abdominal (peritoneal).

A hemodiálise é um processo de limpeza e filtragem do sangue, fazendo o trabalho do rim debilitado. Através da hemodiálise, os pacientes com doenças renais crônicas e agudas tem a oportunidade de ter uma vida muito próxima da normalidade, com a possibilidade atividades cotidianas de trabalho, lazer e esporte.

Exames e procedimentos

  • Hemodiálise convencional, diária ou estendida, para pacientes internados;
  • Atendimento em consultas ambulatorias para adultos, com clínica de referência para crianças;
  • Biópsia renal guiada por ultrassom;
  • Implantes de cateteres para realização de hemodiálise;
  • Acompanhamento hospitalar de pacientes nefropatas e transplantados renais durante a internação.

Atendimento

Consultas ambulatoriais: disponível para adultos no Hospital São Domingos e no Pátio Norte Shopping, com marcação através da Central de Atendimento ao Cliente (CAC) no (98) 3216-8100 e na Renal Clínica, que também atende crianças no (98) 3231-2502.

Pareceres (interconsultas): disponível para pacientes dos apartamentos, 7 dias por semana, das 7h às 19h. Para pacientes internados nas Unidades de Emergência e Terapia Intensiva, o atendimento está disponível 24h por dia, 7 dias por semana.

Procedimentos e visitas médicas: diárias à beira do leito a pacientes nefropatas e transplantados renais.

Hemodiálise: disponível para pacientes dos apartamentos e enfermarias, agendadas de segunda a sábado, das 7h às 19h. Para pacientes internados nas Unidades de Emergência e Terapia Intensiva, o atendimento está disponível 24h por dia, 7 dias por semana.

Coordenador Médico

Dr. Ricardo Ferreira Santos

CRM: 2609

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (1991) e Residência Médica (1995) e Doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Medicina I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Coordenador do Serviço de Nefrologia e Professor do Curso de especialização em Terapia Intensiva do Hospital São Domingos, em São Luís-MA . Foi o fundador do programa de Transplante Renal do Hospital Universitário da UFMA em 2000, que foi pioneiro no Estado do Maranhão,sendo seu coordenador até 2004. Foi fundador e Coordenador Científico do Programa de Residência Médica em Nefrologia do Hospital Universitário da UFMA, também pioneiro no Estado do Maranhão, entre 2000 e 2004. Foi Presidente do Centro de Estudos e Idealizador e membro Fundador do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital São Domingos, em São Luís-MA entre 2004 e 2009. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: nefrologia clínica, insuficiência renal e diálise e transplante renal.