Voltar
Menu
Pra Você

Hospital São Domingos

Angiologia

Sobre

A função do especialista em angiologia trata as patologias relativas à circulação nas artérias, vasos linfáticos e veias. O médico angiologista atua na assistência de doenças que não precisam ser submetidas a procedimentos cirúrgicos, embora sua atuação esteja intimamente ligada às responsabilidades delegadas à cirurgia vascular, ocupando-se da análise de casos relativos à traumas vasculares, linfagites, aneurismas arteriais, vasculites, tromboses profundas.

A função deste especialista cobre uma variedade de frentes, atuando nos estágios inicias das doenças vasculares, prevenindo traumas de maior gravidade que possam levar o paciente a procedimentos cirúrgicos. Dentre elas, a prevenção de ulcerações em membros acometidos por tromboses, prevenção e tratamento de linfoedemas (acumulação de linfa nos tecidos do corpo), embolia pulmonar, úlceras de estase em pacientes acometidos por problemas de insuficiência renal crônica e prevenção de amputações em pacientes portadores de aterosclerose (acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias).

A importância do especialista é fundamental para erradicação destas e outras patologias, pois parte de sua função encontra-se no estudo clínico do quadro do paciente e nas recomendações que podem favorecer a melhoria de seu estado de saúde. A angiologia ainda é uma especialidade médica pouco conhecida, mas de suma importância pois, ao encarregar-se do estudo, diagnóstico e tratamento clínico o angiologista pode prevenir a incidência de óbitos, o percentual de amputações em pacientes que sofrem de problemas diabéticos, a reincidência de casos de trombose e uma infinidades de problemas relativos ao sistema circulatório.

Exames e procedimentos

Exames para diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares.

Podendo ser para fins:

  • estético: varicoses (escleroterapia convencional, crio-escleroterapia); ou varizes (cirurgia a laser, micro cirurgia, escleroterapia com espuma);
  • Cirúrgicos: angioplastia, implante de catéter, fístula artério venosa para hemodiálise, cirurgia endovascular;
  • Doenças circulatórias: arteriais e venosas.

Atendimento

Matriz/Unidade Bequimão: Quintas e Sábado, das 11h às 12h40

Unidade Golden: Sextas das 14h às 17h30

Coordenador Médico

Dr. Kelston Paulo Felice de Sales

CRM: 4219

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá (1999), Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo e Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui Fellowship em Cirurgia Endovascular pelo Arizona Heart Institute em Phoenix - AZ e pelo Albany Medical Center em Albany - NY nos Estados Unidos. Atualmente faz parte do corpo clínico do Instituto de Cirurgia Vascular do Maranhão - ICV em São Luis- MA e é Coordenador do Programa de Residência Médica de Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. Membro Titular da SBACV - Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Vascular e Endovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: Aneurisma de Aorta, Doença arterial periférica, Doença carotídea, Acessos Vasculares e Doença Venosa.