Ensino e Pesquisa

Ensino e Saúde

Dasa Educa

Dasa Educa é o pilar de educação da Dasa. Através de plataformas e mídias, profissionais da área da saúde têm acesso gratuito a conteúdos científicos, lives, simpósios, podcasts e aulas sobre diversas especialidades, além de atualizações e formações sobre os temas mais discutidos pela comunidade médica com os nossos cursos, programas de residência médica, aprimoramentos e pós-graduações.

Nosso propósito é fomentar o aprendizado e o compartilhamento de cases, inovações e estudos que possam contribuir com a formação e transformação da saúde no Brasil.

Clique aqui para acessar Dasa Educa

Residências Médicas, Uni e Multiprofissionais em Saúde

Os programas de residências são incluídos em cursos de Pós-graduação, do tipo Lato Sensu. São caracterizados como treinamento em serviço, regulamentados pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977 - Residência Médica e Portaria do MEC/MS nº 1.077, de 12/11/2009 e Lei nº 11.129, de 30/06/2005 para as Residências Uni e Multiprofissionais em Área Profissional de Saúde.

Existem 3 tipos de residências: Médicas, Uniprofissionais e Multiprofissionais. Elas são destinadas a médicos e profissionais de saúde como enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros.

De acordo com a resolução CNRMS nº 5, de 7 de novembro de 2014, as residências uni ou multiprofissionais possuem a duração mínima de dois anos. Ao final, terá no mínimo 5.760 horas de aprendizado e vivência. Já as residências médicas tem duração conforme especialidade podendo variar de 2 a 5 anos de duração.

Os programas são compostos por 80% de sua carga horária dedicada às atividades teórico-práticas e atividades in loco e 20% de atividades teóricas, geralmente com 60 horas semanais.

Especialização Médica

Os programas de Especialização Médica são reconhecidos e chancelados pelas Sociedades Médicas afins com o objetivo de capacitar o profissional, por meio de vivência médica, preparando-o para atuar na especialidade de escolha. Um dos principais programas desenvolvidos pela Dasa nesta modalidade é a Especialização em Medicina Intensiva com duração de 3 anos sendo 60 horas semanais, chancelado pela AMIB, habilitando ao egresso a prestar concurso para Especialista em Medicina Intensiva pela AMIB.

Pesquisa Clínica

As pesquisas clínicas são estudos realizados com seres humanos para medir e avaliar os parâmetros de segurança e eficácia de novos medicamentos, sendo essenciais para a chegada de novas alternativas terapêuticas no mercado. Estes ensaios clínicos são divididos em fases I, II,III e IV, de acordo com os objetivos específicos da cada etapa, que são obrigatórias para que um determinado medicamento seja aprovado para comercialização, pela ANVISA.

Desde 2019, visando melhorar a jornada do paciente através do acesso a medicina inovadora, a Dasa criou uma unidade exclusiva à pesquisa clínica, que cumpre absolutamente com as regras do Conselho Nacional de Saúde (Resolução466/2012CNS) e com os padrões éticos, jurídicos e científicos, expressos no manual de boas práticas clínicas (ICH/GCP), resoluções e diretrizes nacionais e internacionais de pesquisa e lei geral de proteção de dados.

Pesquisas clínicas são essenciais para que se ampliem as opções de tratamento, de métodos diagnósticos, novas tecnologias em saúde e consequentemente para a evolução da medicina.

  • É seguro participar de uma pesquisa clínica?

A resposta é sim, pois para que um estudo seja realizado, ele precisa estar de acordo com diversos princípios e normas que garantem a segurança do participante de pesquisa e deve obrigatoriamente ter sido aprovado por um Comitê local de Ética em Pesquisa (CEP) e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) que ao analisar e decidirem, se tornam corresponsáveis por garantir a proteção dos participantes. Também é obrigatória a avaliação e aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Clique aqui para saber mais sobre Pesquisa Clínica