A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Domingos foi apresentada como modelo de como devem passar a ser as UTIs no International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine, realizado na semana passada, em Bruxelas, na Bélgica. O evento contou com a participação de mais de 6 mil médicos intensivistas de todo o mundo.
A apresentação da UTI 5 do HSD como modelo mundial foi feita pelo Professor Dr. Jean Louis Vincent, diretor da UTI do Hospital Erasme, médico intensivista com maior prestigio nos dias atuais em todo o mundo. Professor Vincent ministrou conferência sobre o tema “Making a Better ICU” (Fazendo uma UTI melhor).
Durante sua apresentação foi mostrada aos participantes a imagem da praça terapêutica da UTI 5 do Hospital São Domingos como novo modelo de Unidade. “This is the ICU of São Domingos Hospital in Maranhão, North Brasil”, afirmou o médico.
Dr. Jean Vincent conheceu a UTI 5 do Hospital São Domingos por meio do médico intensivista do HSD, Dr. Filipe Amado, que fez estágio na UTI do prestigiado Hospital Erasme, da Universidade de Bruxelas. Impressionado - O Professor Vincent ficou muito impressionado com o que viu e solicitou ao Dr. Filipe Amado que fornecesse imagens da UTI 5 para que ele estudasse incluí-las em suas palestras ao redor do mundo.
Nova experiência
Para o coordenador das UTIs do Hospital São Domingos, Dr. José Raimundo Azevedo, hoje, a UTI do Hospital São Domingos é vista como uma experiência absolutamente nova em termos de cuidado do paciente grave, não somente sob o ponto de vista tecnológico como de humanização.
"A citação da UTI 5 do Hospital São Domingos por Dr. Vincent só corrobora essa nossa percepção de que construímos um serviço ímpar, que representa o que há de mais novo em UTI no mundo. E esse reconhecimento tem ocorrido em outros eventos do Brasil e do exterior. Ver que nossa experiência está servindo de referência internacional nos deixa lisonjeados, principalmente por podermos contribuir para um novo modelo de assistência intensiva, com grandes ganhos para o paciente", afirma Dr. José Raimundo Azevedo.