No Hospital São Domingos, a definição do tipo de tratamento mais efetivo para casos complexos de pacientes com câncer, que fogem dos procedimentos tradicionais, é feita em conjunto por médicos de diversas áreas da Oncologia durante as edições do Tumor Board.
A reunião científica acontece todas as quintas-feiras e conta com a participação de oncologistas clínicos, mastologistas, radioterapeutas, cirurgiões de cabeça e pescoço, cirurgiões oncológicos, médicos nucleares, radiologistas intervencionistas, patologistas e outros especialistas e demais profissionais da equipe multidisciplinar.
A escolha tem como base o conhecimento científico e experiências exitosas de casos idênticos adotadas pela equipe do HSD ou que constem na literatura médica mundial. Cada caso é debatido sob todas as perspectivas de tratamento, que vão desde tipo de medicamentos, procedimentos à necessidade ou não de realização de cirurgia, sempre com foco no melhor para o paciente.
Nas apresentações dos casos, os médicos detalham o tipo de câncer e narram todo o histórico de cada paciente para que os demais participantes tenham subsídio para opinar na escolha do tratamento.Tumor Board é uma prática mundial da Oncologia adotada pela Oncologia HSD.
Entre os benefícios desse modelo estão o cuidado integrado ao paciente, agilidade na condução do tratamento, segurança e decisões precisas tomadas de forma conjunta por uma equipe de médicos, o que proporciona maior eficiência do tratamento e segurança para o paciente.