Saúde

2 minutos de leitura

Teatro e oficina divertem crianças internadas no Hospital São Domingos

As atividades lúdicas visam proporcionar momentos de lazer para os pacientes durante a internação.
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 01/12/2017

SÃO LUÍS - O personagem das histórias infantis Lobo Mal mostrou às crianças internadas no Hospital São Domingos que nem é tão mal assim como prega sua fama. Ele passou parte da tarde desta quarta-feira (29) brincando e interagindo com os pequenos pacientes do hospital, em mais uma edição do projeto Cuidando com a Imaginação, desenvolvido pelo setor de Humanização do HSD.

O teatro atraiu várias crianças para o palco montado em um espaço da Pediatria. Acompanhados dos pais, os pequenos pacientes eram só alegria ao se depararem com o Lobo Mal, que foi personificado pela auxiliar da Humanização, Ingrid Laila Silva. Ela aproveitou o clima de recreação, e fez o personagem interagir muito com as crianças. Os pais também entraram na brincadeira e se divertiram.

Fantoche 

À tarde, foi a vez de as crianças e acompanhas participarem da Oficina de Fantoches, feito com caixas de embalagem de leite tetrapack. As "aulas" ocorreram no Solário do Hospital, no final da tarde. 

De acordo com a artesã e instrutora da oficina, Faine Kelly Ferreira Barbosa, a atividade, além de funcionar como terapia para os pacientes, é uma forma de o HSD dissiminar atitudes sustentáveis, já que as caixinhas são reaproveitadas em vez de serem jogadas no lixo. "A gente ensina as crianças a confeccionarem os fantoches, que vão diverti-las, e também a reaproveitar materiais recicláveis. Aqui, o que ia para o lixo vira brinquedo", afirmou.

Ela disse ainda que o fato de os próprios pacientes confeccionarem o que vão utilizar já proporciona um grande ganho para eles. "O fato também de tirá-los do quarto e se socializarem com outras pessoas faz muito bem. Inclusive, ouvimos muitos relatos positivos de pacientes sobre os benefícios dessas atividades", completou a artesã.

De acordo com a Supervisora da Humanização do HSD, Fernanda Morais, esses eventos lúdicos têm como objetivos proporcionar momentos de lazer para os pacientes durante a internação, ajudando-os a aceitar da melhor forma possível o período no hospital e contribuir para que tenha uma recuperação mais rápida. "Nessas ações, além de se distraírem e aprenderem, os pacientes se integram com outros. Esses momentos funcionam como terapia para eles e isso tem uma resposta muito positiva no tratamento", explicou.

PASSO-A-PASSO PARA MONTAGEM DO FANTOCHE

1- Pega a caixa de leite tetrapack, lava e enxuga

2- Tira a parte de cima da caixa

3- Cobre com papel (camurça ou outro tipo) 

4- Faz e recorta o desenho do Super-Herói ou outro que deseja colar em sua caixinha.

5 - Pode-se usar EVA para fazer a boca e os olhos do boneco

5- Após tudo colado, está pronto o fantoche e é hora de brincar.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos