INSTITUCIONAL - Em mais uma medida de segurança para seus pacientes, o Hospital São Domingos montou uma subestação própria para geração de energia elétrica, item vital para o funcionamento de uma unidade de saúde. A usina tem capacidade de 7.000kVA, que garante energia de qualidade, sem oscilações ou apagões.
O sistema próprio para geração de energia foi instalado para atender à demanda com a expansão do Hospital e funciona paralelamente à concessionária de energia, segundo o supervisor de Serviços e Instalações do Hospital São Domingos, Jonston Fernando Diniz Lima.
Restabelecimento
O supervisor informa que, quando ocorre suspensão ou desligamento do sistema, a usina restabelece a energia do hospital em 11 segundos e caso haja a interrupção total do fornecimento de energia na cidade, a subestação tem capacidade para abastecer o hospital por 51 horas.
“A subestação é totalmente automatizada e integrada, com equipamentos de alta tecnologia que permitem, por exemplo, o seu monitoramento e operacionalização de qualquer parte do mundo”, informa Jonston Lima.
Sistema 100% disponível
O Hospital utiliza mercado livre de energia elétrica ou Ambiente de Contratação Livre (ACL), ambiente em que os consumidores podem escolher livremente seus fornecedores de energia, exercendo seu direito à portabilidade da conta de luz. Consumidores e fornecedores negociam as condições de contratação de energia. Com esse modelo, não precisamos operar no horário de ponta ( segunda a sexta-feira, das 18h as 21h), deixando assim nosso sistema de geração 100% disponível.
Geradores
Além da usina, o São Domingos conta com geradores e no-break de grande porte secundário de backups que reforçam a produção para garantir que setores como centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e pronto-socorro não fiquem sem energia elétrica.
Números
7.000KVA – capacidade da usina de energia do HSD
R$ 15 milhões – valor investido na subestação