Médicos e equipe multidisciplinar participaram, na noite do dia 22 de janeiro, do Simpósio de Gerenciamento e Uso Racional do Sangue, promovido pelo Hospital São Domingos (HSD), em parceria com a Comissão de Ligação com Hospitais para Testemunhas de Jeová (COLIH). Atualização ocorreu no Instituto de Ensino e Pesquisa do HSD.
O objetivo do evento foi ampliar o conhecimento científico sobre a fisiologia do sistema sanguíneo e as técnicas que otimizam o sangue do próprio paciente e a discussão de alternativas à transfusão alogênica de sangue em pacientes Testemunhas de Jeová, religião contrária a esse tipo de procedimento.
A abertura foi feita pela diretora Médico Assistencial do HSD, Dra. Maristela Martins; e pelo diretor Clínico do HSD, Dr. Lages Neto. O evento contou também com a presença da COLIN-MA, Manoel Fernandes de Sousa Junior.
A primeira palestra foi proferida pelo representante da COLIH, Thiago Ferreira Couto, e teve como tema: “Aspectos éticos e médicos no tratamento de Testemunhas de Jeová”. Ele explicou que a COLIH é um departamento internacional que trabalha em ligação com os hospitais para fornecer ajuda na relação médico-pacientes Testemunhas de Jeová, já que esta comunidade religiosa não aceita transfusão de sangue alogênica (doado por outras pessoas).
“Fornecemos artigos médicos de referência internacional para hemotransfusões, viabilizamos contato, via teleconferência, de médicos com outros de todo o mundo que já trataram pacientes Testemunhas de Jeová e realizamos palestras com temas como bioética e estratégias técnicas para evitar transfusões de sangue. É um tratamento multimodal, com várias técnicas utilizadas para cada caso”, explicou o representante da COLIH, que tem 1.700 escritórios em todo o mundo, inclusive em São Luís.
A segunda palestra teve como tema “Área Médica: Opções terapêuticas às transfusões de sangue - o manejo do sangramento em cirurgia geral e em traumas”, e foi proferida pelo Dr. Romilton Viana Machado, cirurgião torácico do Hospital Santa Isabel, de Salvador (BA). Ele falou sobre as opções terapêuticas à transfusão de sangue nos pacientes Testemunhas de Jeová.