O aprendizado contínuo é um dos valores do Hospital São Domingos (HSD). E, para manter a equipe multiprofissional do HSD sempre atualizada sobre casos clínicos, novos tratamentos, inovações e estudos científicos nas diversas áreas são realizadas reuniões clínicas/científicas, que já fazem parte da rotina da instituição.
A Sessão Clínica da UTI é um exemplo. Com frequência semanal ou mensal, os encontros científicos da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Domingos têm proporcionado, além do aprendizado, maior integração, troca de experiências e discussão de casos clínicos entre médicos, profissionais da área, residentes e acadêmicos.
Com palestras teóricas que fazem parte do cronograma teórico anual do Programa de Especialização em Medicina Intensiva do HSD, os médicos intensivistas e especialistas convidados pela UTI discutem temas que abordam diferentes aspectos do paciente grave. As palestras são proferidas por médicos intensivistas e especialistas convidados pela UTI.
Outro momento do encontro científico é a Sessão Clínica-Radiológica. Na reunião são analisados dados gerenciais da UTI, com análise crítica de resultados e alinhamento de condutas entre toda a equipe, com participação rotineira da radiologia e outras especialidades.
Para promover ainda mais o debate científico, acontece o Clube da Revista. A discussão sobre artigos científicos atualizados em Medicina Intensiva faz parte do Programa de Especialização em Medicina Intensiva (PEMI). Participam da atividade médicos da UTI, residentes do programa e residentes de enfermagem em UTI.
Tudo isso se reverte em muitos benefícios para os pacientes, que contam com a assistência baseada sempre no que há de mais novo em termos de tratamento dos mais diversos problemas de saúde.