Diversas áreas da sociedade já estão retomando suas atividades com a segurança e os cuidados necessários. Dentre elas está a do esporte. E para garantir um retorno completo e seguro aos atletas, o Serviço de Medicina do Esporte do Hospital São Domingos fez a avaliação, no mês de julho, dos 25 jogadores do time de futebol maranhense Sampaio Corrêa.
Os jogadores estiveram sob os cuidados dos médicos do esporte do Hospital São Domingos, Dr. João Antonio e Dr. Ednei Maia para a realização da Ergoespirometria, exame que mede o desempenho físico máximo do corpo.
“Os jogadores estão preparando o físico para o retorno aos treinos e o início da temporada de jogos.
E, além dos cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prática de esporte durante a pandemia, precisam estar com a saúde em dia.
Por isso, a importância do exame para avaliar o sistema cardiovascular e pulmonar”, explica Dr. João Antonio, médico do Esporte do Hospital São Domingos.
A ergoespirometria
“A Ergoespirometria é um exame indicado tanto para atletas em busca de desempenho, pessoas saudáveis que estão iniciando uma atividade física intensa quanto pacientes cardíacos ou que possuem fatores de risco cardiovasculares associados, mesmo que assintomáticos, como hipertensão, diabetes e colesterol alto”, pontua o médico do Esporte do Hospital São Domingos, Dr. Ednei Maia.
Para atletas, a Ergoespirometria é muito importante para identificação precisa das zonas de esforço e correta prescrição do treinamento.
No exame, são identificados os limiares de treinamento e o VO2 Máximo - a capacidade máxima de absorver e metabolizar oxigênio para produção de energia e que mostra o condicionamento físico do indivíduo.