No dia 12 de setembro é comemorado o Dia do Urologista. A criação da data objetiva melhorar a conscientização do brasileiro quanto à necessidade de cuidar melhor da saúde.
A falta de cuidados preventivos pelo grupo masculino e, consequentemente, a procura por ajuda médica somente quando aparecem os sintomas das doenças, são aspectos que se refletem na qualidade de vida dos homens. Por isso, é importante conscientizar a população masculina sobre a importância dos exames preventivos no combate a problemas de saúde.
O médico urologista do Hospital São Domingos e coordenador do Tumor Board geniturinário, Dr. Sérgio Moura, explica que, quando se trata da população masculina, esses cuidados não são tão prevalentes.
“É comum as visitas regulares das mulheres ao ginecologista, porém, com os homens, a preocupação com a prevenção é bem reduzida. Apesar de estarem mais preocupados com a saúde e mais dedicados à alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos, uma parcela do público masculino ainda costuma dar menos atenção à saúde e realizar consultas médicas periódicas”, conta.
Por onde começar
A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Uma considerável parcela dos homens só procuram atendimento médico quando algum sintoma atrapalha muito a rotina ou vão aos consultórios quando as doenças já estão em estágio avançado, às vezes, quando já existe a necessidade de intervenções cirúrgicas.
Para aqueles que vão começar a dedicar cuidados e atenção à saúde, o médico urologista e coordenador do Serviço de Urologia do Hospital São Domingos, Dr. José Ribamar Calixto, esclarece que o primeiro passo deve ser sempre procurar atendimento médico.
“Existem alguns profissionais que o homem deve procurar ao longo da vida. Na fase infantojuvenil, por exemplo, será o pediatra ou hebiatria; já na fase adulta, o melhor profissional, que terá uma visão clínica e geral do paciente masculino, será o urologista. Hoje, este profissional está capacitado para ver o homem de forma holostísca, para analisar o paciente como um todo, não somente como um conjunto de seus sintomas”, enfatiza o urologista.
Serviço de Urologia do Hospital São Domingos
O Serviço de Urologia do Hospital São Domingos é completo e oferece tecnologia de ponta, que o coloca no mesmo nível dos principais centros de Urologia do país.
“Temos a Ressonância Multiparamétrica da Próstata capaz de identificar áreas suspeitas para câncer de próstata, além do PET-CT com PSMA, principal exame para detecção de metástases em câncer de próstata. O setor de Radiologia do HSD já realiza biópsias de próstata guiadas pela imagem da Ressonância da Próstata com uma acurácia maior no diagnóstico”, destaca Dr. Sérgio Moura.
Integrando seu parque tecnológico, o Hospital São Domingos possui a versão mais avançada do robô cirúrgico Da Vinci Xi, que apresenta excelente aplicabilidade no tratamento das patologias urológicas.
“A cirurgia robótica apresenta diversas vantagens como maior precisão cirúrgica, menos complicações e menor tempo de internação hospitalar, fundamental no tratamento de doenças oncológicas, principalmente da próstata”, finaliza Dr. José Ribamar Calixto.
Agende sua consulta
A prevenção também está relacionada a uma vida mais saudável. Fazer atividades que exercitem o assoalho pélvico, evitar segurar a urina por muito tempo, perda de peso e ingestão de líquidos em volume e horários adequados são recomendados. Por isso, mantenha suas consultas com o urologista em dia e garanta que seus hábitos evitem o aumento do risco de doenças urológicas. No Centro de Medicina Especializada do Hospital São Domingos você encontra uma equipe especializada em Saúde do Homem, com exames, consultas e cirurgias. Agende sua consulta na nossa Central de Atendimento pelo telefone (98) 3216 8100 ou pelo whatsapp (98) 991094459.