O tratamento do câncer de tireoide pode ter a indicação de uma modalidade terapêutica chamada iodoterapia. Entenda como funciona esse tipo de procedimento.
O iodo é um mineral utilizado pela tireoide para a produção dos hormônios tireoidianos (triodotironina - T3 e tiroxina - T4), fundamentais para o funcionamento do organismo. Normalmente, ele é encontrado para consumo sob a forma de iodeto e está presente em alguns alimentos como algas, peixes, mexilhões, leite, ovos e camarões, além do sal de cozinha.
A deficiência de iodo no organismo pode causar sérios problemas de saúde. Se a falta do nutriente ocorrer nas primeiras fases do desenvolvimento, a criança pode ter funções psicomotoras comprometidas e redução da capacidade de concentração e aprendizado. Já na vida adulta, causa o bócio, que é o aumento do volume da tireoide.
“Dependendo do tamanho do bócio e da presença ou ausência de nódulos, o tratamento pode ser feito de três maneiras: com medicamento (em casos mais leves), através de cirurgia (no caso de bócios muito grandes, mergulhantes e com diversos nódulos ou com suspeita de malignidade) ou com iodo radioativo”, explica o médico nuclear do Hospital São Domingos, Dr. Wawrwyk Mendonça.
O Iodo radioativo dose ambulatorial pode ser utilizado para tratar doenças benignas, tais como hipertireoidismo, especialmente nas doenças de Graves ou Plummer, e costuma ser indicado quando o paciente não tem melhora com o uso de remédios, quando não pode utilizá-los por alergia ou quando é necessário um tratamento mais definitivo da doença, como pessoas com doenças cardíacas, por exemplo.
Iodoterapia
A iodoterapia é amplamente indicada para pacientes com câncer de tireoide papilífero ou folicular.
“O iodo radioativo consegue encontrar as células cancerígenas da tireoide que eventualmente não foram retiradas no tratamento cirúrgico. A tireoide e o câncer de tireoide captam o iodo. Assim, o iodo-131 leva radiação diretamente às células tumorais, causando sua destruição”, frisa o médico.
Ficou com dúvida: agende sua consulta
As doses da iodoterapia a serem utilizadas são calculadas pelo médico nuclear. O Hospital São Domingos dispõe do Serviço de Medicina Nuclear, que realiza procedimentos diagnósticos e terapêuticos utilizando baixas doses de radiação. Dessa forma, o paciente encontra em só lugar tratamento completo para o tratamento do câncer da tireoide. Agende sua consulta e tire todas as suas dúvidas na nossa Central de Atendimento pelo telefone (98) 3216 8100 ou pelo whatsapp (98) 991094459.