O período de volta às aulas é sempre de muita atenção e preocupação para os pais. Como a data coincide com o período chuvoso das regiões Norte e Nordeste, os cuidados devem ser redobrados e o alerta para os pais é fundamental. A pediatra do Hospital São Domingos Dra. Melyssa Bentivi esclarece alguns pontos sobre os cuidados com as crianças para a prevenção de viroses e quais as recomendações para o contato com os demais alunos na sala de aula.
“Um dos problemas está na aglomeração de crianças no ambiente escolar. A criança com o sistema imunológico baixo na escola é um risco para si - uma vez que sua saúde está debilitada e precisa de repouso para a recuperação e também para os amigos de sala, pois o encontro com outras crianças aumenta as chances de ela transmitir a doença, principalmente as populares viroses”, pontua Dra. Melyssa Bentivi.
Entre as principais medidas de higiene que devem ser ensinadas aos pequenos e adotadas desde cedo está a higienização das mãos regularmente, principalmente antes das refeições, antes e depois de ir ao banheiro, ao chegar da rua, especialmente se a criança ficou em lugares com aglomeração, como transportes coletivos.
“Essa medida é muito importante, tendo em vista que a maior parte das viroses entra no corpo humano pela via digestiva. Quando não for possível fazer isso, pode-se utilizar álcool gel. Com essas medidas, os episódios de doença certamente serão menores, para alívio das crianças e também dos pais”, finaliza.