Projetos terapêuticos implantados pelo Hospital São Domingos (HSD), por meio do Núcleo de Humanização, têm levado diversas atividades de cunho lúdico e artístico para pacientes internados. São cerca de 24 projetos que têm como objetivos proporcionar apoio, interação, elevação da autoestima e entretenimento para crianças, adultos e idosos internados nos leitos clínicos e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Entre os projetos estão o Quarta da Alegria, Cuidando com Arte, Pintura em Tela, oficinas de artesanato e Tarde da Beleza.
Todas as quartas-feiras, o palhaço Batatinha utiliza o seu talento de fazer rir, de levar alegria às pessoas, para promover um momento diferenciado para as crianças. Ele percorre recepções e leitos e interage com as crianças, entregando-lhes nariz de bola e balões e faz muita “palhaçada”, ao som de músicas infantis.
O incentivo à pintura está presente no Cuidando com Arte e Pintura em Tela, por meio dos quais, o HSD estimula pacientes a pintarem e muitas vezes, até descobre talentos para essa arte.
Cores
Durante as sessões do Pintura em Tela, que conta, inclusive com acompanhamento e repasse de técnicas pelo artista plástico Luís Moraes, os pacientes criam seus quadros, a partir de desenhos, que ganham vida e cores por meio dos pincéis, fazendo-os esquecer da internação e os estimulando a aceitarem melhor o tratamento.
Para segurança dos pacientes, todos os produtos utilizados nos projetos são atóxicos e de materiais anti-alérgicos.