O Programa de Cirurgia Robótica do Hospital São Domingos completou, no dia 17 de janeiro de 2021, um ano de sua implantação. O hospital parabeniza a todos, que vêm se dedicando na consolidação da utilização desta avançada técnica cirúrgica. Oitenta cirurgias já foram realizadas com essa alta tecnologia no hospital, motivo de comemoração devido aos muitos benefícios para os pacientes e a equipe. As especialidades que já utilizam o robô em procedimentos cirúrgicos no HSD são Urologia, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia Geral, Coloproctologia e Ginecologia e profissionais de outras áreas já estão se especializando para também passar a utilizá-lo.
Versão mais avançada
Para garantir a alta eficiência do serviço, o HSD adquiriu a versão mais avançada do robô cirúrgico, o Da Vinci Xi. O Hospital São Domingos é o único do Maranhão a adquirir este modelo, a quarta geração do Sistema Cirúrgico Da Vinci. A técnica é altamente segura. O Sistema Cirúrgico Da Vinci Xi é uma tecnologia em que o cirurgião usa a plataforma para realizar a cirurgia. Toda a ação feita pela máquina é conduzida pelo médico. O cirurgião é responsável por executar todas as ações do robô.
Vantagens
A principal vantagem do robô é oferecer ao cirurgião uma visão com alta definição, com uma maior precisão de profundidade, o que evita lesões e garante melhor manipulação dos tecidos, menos sangramentos e recuperação mais rápida do paciente. Além disso, é especialmente útil na realização de cirurgias de longa duração, diminuindo o cansaço físico e mental do médico cirurgião.
Urologia
A primeira cirurgia urológica com o Da Vinci Xi foi realizada pelos cirurgiões Dr. José de Ribamar Calixto; Dr. Giuliano Lopes de Moura; Dr. Sérgio Moura; Dr. Roclides Lima; e os anestesistas Dr. Caio Márcio e Dr. Chrystiano Arraes.
Cirurgia Geral
Na área da Cirurgia Geral, o primeiro procedimento com o Da Vinci Xi ocorreu no dia 27 de julho, uma herniorrafia paracolostomica ventral robótica, e foi realizada pelos cirurgiões Dr. José Valadão e Dr. Roclides Lima, com a participação do cirurgião assistente Dr. Giuliano Campelo.
Ginecologia
E no dia 18 de agosto, a Ginecologia também entrou para a era da cirurgia robótica. A estreia foi marcada por um procedimento para tratar uma endometriose profunda em uma paciente de 27 anos de idade. A cirurgia foi realizada com êxito pelos cirurgiões ginecológicos da equipe do São Domingos Dr. Alisson Chianca, Dr. João Nogueira e Dr. Victor Hugo.
Bariátrica
A área da Cirurgia Bariátrica iniciou na robótica nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2020, com três procedimentos, realizados pelos médicos Dr. José Valadão, Dr. Roclides Lima, Dr. Giuliano Campelo e Dr. Christian Lamar. Para o coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital São Domingos, Dr. Roclides Lima, o uso da robótica na realização da cirurgia bariátrica é mais um avanço e um significativo serviço oferecido pelo hospital devido aos muitos benefícios que proporciona para pacientes e médicos. “É mais um serviço que o São Domingos oferece aos pacientes e um avanço para a Medicina do Maranhão em cirurgia minimamente invasiva. Nossa meta é ampliar cada vez mais o número de especialidades adotando a cirurgia robótica, beneficiando todas as pessoas que precisam de tratamento eficiente e minimamente invasivo”, afirmou o médico.
Os benefícios da cirurgia robótica para o paciente
- Precisão de movimentos
- Menores incisões e melhor qualidade na análise dos tecidos
- Menor tempo de internação hospitalar
- Alto nível de segurança
- Menos dor, sangramento e desconforto no pós-operatório
- Menor risco de infecção
- Menor índice de complicações pós-cirúrgicas
- Recuperação mais rápida