SÃO LUÍS - Na noite da última segunda-feira (15), cardiologistas e clínicos do Hospital São Domingos participaram da Reunião Científica do serviço de Cardiologia. Com o tema "Prescrição de Exercícios em Cardiopatas: o que é preciso saber?", o evento teve como palestrante o Dr. João Antonio da Silva Júnior. Também participaram do momento o diretor médico, Dr. Claudio Carneiro, a diretora médica adjunta, Dr.ª Maristela Teixeira e o diretor médico adjunto, Dr. Luis Octavio.
Mestre em Ciências da Reabilitação e especialista em Medicina do Exercício e do Esporte, o médico falou sobre a prescrição de exercícios para os cardiopatas, focando nos benefícios que isso teria para o paciente. Abordou também a importância do trabalho de conscientização da equipe médica e da determinação de protocolos internos no hospital. "Isso vai influenciar bastante no desfecho clínico do paciente em termos de qualidade de vida e longevidade", explicou.
O especialista também falou sobre a ergoespirometria, um teste cardiopulmonar que é novidade no atendimento cardiológico de São Luís. "É um novo exame que nós estamos tentando implantar. Trata-se de um teste que consegue nos mostrar como está a capacidade aeróbica do paciente. Mostra também o prognóstico desse paciente em relação a esse parâmetro. Então é uma ferramenta que pode ser bastante útil para nós não só avaliarmos, mas também prescrevermos exercícios para o nosso paciente", destacou.
Pioneiro na área da saúde, o serviço de cardiologia do HSD será o primeiro a oferecer este tipo de exame na capital maranhense.
"Aqui em São Luís creio que o Hospital São Domingos seja o primeiro a oferecer esse tipo de exame. A nossa expectativa é que a partir de junho já estejamos realizando atendimento aos pacientes. Conforme a equipe de cardiologia for demandando, nós vamos expandindo esse volume e nossa perspectiva é que no ano que vem consigamos desenvolver um programa de reabilitação cardíaca, que é um programa supervisionado para pacientes mais graves que sofreram infarto ou que possuem uma doença cardíaca mais grave e que precisam de um exercício supervisionado por médicos. Dessa forma, esse paciente sentirá mais segurança, obtendo os benefícios que o exercício traz, mas sem ser exposto a um risco desnecessário", frisou.
O coordenador do serviço de Cardiologia do Hospital São Domingos, Dr. José Benedito Buhatem, afirma que este tipo de evento é essencial para a atualização do conhecimento na área cardiológica.
"As reuniões científicas nos hospitais, principalmente da cardiologia, são extremamente importantes, pois são nesses eventos que o médico apresenta seus dados, apresenta os dados do grupo, do hospital e mostra as novas técnicas que estão sendo usadas no mundo. Hoje nós tivemos uma reunião muito significativa, com um mestre em esporte e coração que nos falou sobre a importância da solicitação do exercício no pós-operatório, na angioplastia, na cirurgia cardíaca e até mesmo pulmonar", finalizou.