A campanha Outubro Rosa do Hospital São Domingos segue com sua programação ao longo do mês com ações de sensibilização junto à sociedade para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Ações estas que destacam, por exemplo, a prática de atividades esportivas no combate à doença.
Pessoas com um bom condicionamento físíco estão menos expostas a doenças. A afirmação, que já é considerada um senso comum, tem estudos recentes sobre os beneficios da atividade física em pacientes oncológicos e na prevenção em pessoas que têm a chance de ter algum tipo de câncer devido a fatores genéticos e/ou hereditários.
“Uma série de estudos feitos principalmente nos Estados Unidos relacionados ao câncer de mama, intestino e próstata desde o início dos anos 2000 reforçaram esta tese. A ativação da musculatura influencia o metabolismo, a reação a infecções e outros fatores, como hormônio de crescimento, e leva as células cancerígenas em estágio inicial a serem destruídas", esclareceu coordenador da oncologia do HSD, Dr. Klayton Ribeiro.
O estudo
A pesquisa é da Nurses Health Study, da Universidade de Harvard, e aponta como a atividade física atua nas células cancerígenas e reprograma as impressões digitais biológicas do corpo celular da mama, da próstata e do instetino, órgãos que apresentaram melhor resposta à atividade física. Dentre os resultados estão a normalização mais rápida do hemograma e diminuição dos efeitos colaterais da quimioterapia, uma vez que não são sentidos com tanta intensidade pelo paciente.
Segundo o Dr. Klayton, incluir atividades físicas na rotina após o tratamento clínico do câncer de mama apresenta melhoras na qualidade de vida da mulher, trazendo mudanças hormonais importantes, como os níveis de insulina e corticosteroides, são impresendíveis para o bem estar, bem como a redução do peso corporal, pois diminui as chances de reaparecimento de tumores.