Realizado de 12 a 14 de abril, no Hospital São Domingos, o segundo módulo da Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva, habilitação em Videocirurgia aplicada às especialidades cirúrgicas. A especialização, promovida pelo Instituto Unipemex/Unicetrex, está na sua segunda edição e tornou-se referência nas regiões Norte e Nordeste.
Foram abordados os temas: Anestesia em Videocirurgia; Instrumentais e Materiais em Videocirurgia; Videocirurgia nas Patologias do Esôfago; Videocirurgia nas Patologias Ginecológicas e Videocirurgia da Vesícula e Vias Biliares.
Além das aulas teóricas, os alunos treinam a parte prática no laboratório dry lab com simuladores a fim de desenvolver habilidades na Videocirurgia. O primeiro módulo foi ministrado no mês de março pela equipe de Videocirurgia do Hospital São Domingos, coordenada pelo Dr. José Aparecido Valadão.
Popularmente conhecida como “cirurgia a laser” ou “cirurgia dos furinhos”, o procedimento tem inúmeras vantagens para os pacientes, entre elas, a recuperação mais rápida, menor incidência de dor, menor lesão tecidual, melhor resultado estético, período de internação mais curto e rápido retorno às atividades diárias.
“Uma das vantagens da especialização ser realizada no Hospital São Domingos é a acessibilidade para os profissionais da região, pois esse treinamento requer uma grande disponibilidade de tempo e, rotineiramente, acontecia de o profissional buscar esse conhecimento no Sul/Sudeste do país. O Hospital São Domingos oferece um espaço e estrutura completa tanto para teoria, quanto para a prática”, explica Dr. Roclides Lima, coordenador da pós-graduação.
A especialização é ofertada pelo Instituto Unipemex de Brasília (DF), por meio do seu departamento de Cursos Médicos “Unicetrex”. A instituição já treinou mais de 3 mil profissionais ao longo de 20 anos. Tem turmas em São Paulo, Porto Alegre, Manaus e São Luís. Investe na especialização, capacitação e treinamento do profissional de saúde, sob uma forma eficaz de metodologia integrativa hands on, onde o desenvolvimento intelectual e profissional dos alunos está ligado à atividade prática experimental e tutorial em humanos.
Com duração de dois anos, os seis primeiros módulos da pós-graduação serão realizados em São Luís, coordenados pelo cirurgião Roclides Lima e pelo ginecologista Alisson Chianca. Em todos os módulos, os alunos terão aula prática em simuladores. O restante da carga horária e o estágio supervisionado acontecerão no Centro de Treinamento Edson Bueno, unidade de ensino, pesquisa e inovação em saúde localizado no Rio de Janeiro.
“A pós-graduação tem por objetivo treinar, capacitar e especializar os profissionais da área cirúrgica na assistência integral, por meio de acesso cirúrgico minimamente invasivo, usando os recursos da Videocirurgia. Durante o programa teórico e prático, o aluno irá desenvolver um conjunto de competências marcadas pelo desenvolvimento cognitivo, emocional e psicomotor”, ressalta Dr. Roclides Lima, Cirurgião Geral e Bariátrico do Hospital São Domingos.
Segunda Turma
Esta é a segunda turma da Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva realizada no Hospital São Domingos. O público-alvo são médicos cirurgiões de diversas áreas de atuação (cirurgia geral, bariátrica e do aparelho digestivo, cirurgia pediátrica, cirurgia torácica, cirurgia oncológica, coloproctologia, ginecologia e urologia), além de médicos de áreas cirúrgicas inscritos em programa de residência médica. A turma atual é composta por 22 cirurgiões gerais e ginecológicos vindos dos estados de São Paulo, Piauí, Amazonas e Maranhão. A primeira turma aconteceu em 2015 e formou 24 profissionais.