Pediatria

2 minutos de leitura

Pediatra orienta para cuidados com a saúde das crianças e adolescentes no Carnaval

Dra Ilana Abreu orienta sobre alimentação e hidratação
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 27/02/2019

                  
Cuidados com as crianças e adolescentes durante o Carnaval são essenciais para que se divirtam e mantenham a saúde em segurança. A pediatra do Hospital São Domingos, Dra. Ilana de Paula Abreu, informa que infecções intestinais e desidratação são alguns problemas comuns neste período de festas, por isso orienta os pais a como evitá-los. 

    “Durante a diversão, crianças e adolescentes não querem perder tempo, então, acabam deixando de lado a hidratação. Os pais têm que ficar monitorando, oferecendo água periodicamente, insistindo sempre, evitando que só tomem água quando sentirem sede, pois sede é um sinal de desidratação. Têm que oferecer água para eles antes de sentirem sede”, alerta Dra. Ilana Abreu. 

    Ela diz ainda que o ideal é água mesmo, evitando refrigerante ou sucos de caixinha, pois estes não hidratam. ”Geralmente, nas festas carnavalescas há muita aglomeração de pessoas, então, isto, junto com o calor forte, típico de São Luís, e o gasto energético ao pular, dançar e brincar exigem um reforço na hidratação. Se beberem pouca água, correm o risco de evoluírem com desidratação e suas consequências”, alerta a pediatra. 

Alimentação

Nem sempre sabemos da procedência e condições de acondicionamento dos alimentos vendidos na rua, o que pode ser um risco à saúde, por isso, Dra Ilana Abreu afirma que é melhor evitar ingeri-los.

“O correto é alimentar as crianças e adolescentes em casa mesmo, antes de levá-los ao baile. Em casa você tem a garantia dos cuidados de higiene com a alimentação, evitando infeções intestinais, que se caracterizam por diarreias e vômitos”,explica.

Deve-se também atentar para o tipo de alimento que se oferece à criança. Preferencialmente, deve-se optar por alimentos saudáveis que já sejam consumidos no cotidiano, incluindo frutas e sucos naturais e evitando frituras, refrigerantes e outros produtos industrializados. 

 “Alimentar a criança antes de ir para a festa e mantê-la hidratada durante todo o período que permanecerem no local são cuidados essenciais para manutenção da saúde delas”, lembra Dra Ilana Abreu.

Confira sintomas gerais da desidratação:

Olhos encovados

Boca seca

Saliva espessa e mais branca

Mudança de comportamento: criança fica abatida, sonolenta, irritada

Palidez

Observar o aspecto da urina. Se estiver clara, está bem hidratada

Demorar a urinar

Cor da urina amarela escura ou alaranjada é sinal de desidratação.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos