Os distúrbios cerebrais tóxicos e metabólicos são doenças relativamente incomuns que afetam o sistema nervoso central. É muito importante reconhecer os sintomas da doença, pois podem levar a resultados catastróficos se não forem gerenciados rápida e adequadamente.
Para discutir sobre o tema, o Fórum de Especialidade da Neurologia, o Neuro Board, desta quinta-feira (09), abordou o tema “Padrões de imagem de distúrbios cerebrais tóxicos e metabólicos”. O encontro científico reuniu profissionais dos serviços de Neurologia e Radiologia do Hospital São Domingos.
A palestra foi proferida pela residente do 2° ano do serviço de Radiologia do HSD, Rayana Monteles, onde destacou qua as imagens desempenham um papel fundamental na determinação do diagnóstico mais provável, apontando para as próximas etapas da investigação e fornecendo informações prognósticas. Por isso, reconhecer os padrões de imagem de distúrbios cerebrais é imprecendível.
Sobre o tema
Os distúrbios cerebrais tóxicos e metabólicos na literatura são geralmente abordados na literatura, começando com agentes causais comuns e, em seguida, atingindo anormalidades na imagem, frequentemente misturando muitas manifestações possíveis. Cada padrão sugere um diagnóstico diferencial mais provável, que se assemelha mais aos cenários do mundo real enfrentados pelos radiologistas.