SÃO LUÍS - As oficinas de pintura em tela promovidas pelo Hospital São Domingos (HSD) têm funcionado como uma importante terapia e proporcionado momentos de entretenimento e aprendizado valiosos para os pacientes. As aulas acontecem no Solário, um dos espaços de vivência do HSD, e já se integraram à rotina de pacientes. Alguns deles já esperam o momento de pôr a imaginação para viajar e criar as mais bonitas obras de arte.
José Ribamar Santos Machado, um dos pacientes internados no Hospital São Domingos, é um dos adeptos da Pintura em Tela. Segundo ele, a atividade o tem ajudado muito a conviver com a internação hospitalar. “Eu já espero o dia de pintar, pois isso tira a ansiedade, faz a gente ocupar a cabeça e esquecer os problemas que temos. É muito bom. Nota 10 para esse trabalho do hospital”, afirmou ele, enquanto pintava uma tela no fim de uma tarde no Solário.
Outro paciente, Rivaldo Gonzaga Filho, afirmou que, muitas vezes, a pessoa fica deitada no apartamento e não vê uma paisagem e com o passar do tempo, a imagem única do ambiente vai cansando. “Estar acamado em um hospital já é ruim e ficar sem algo diferente para fazer é mais difícil ainda. Pintar é uma forma até de incentivo para lutar contra a doença. E também a gente ver o sol, encontra outras pessoas e se diverte. É também uma forma de trabalhar a cabeça, o psicológico, o emocional”, afirmou.
Ele tem gostado tanto das oficinas que já pensa até em continuar com a pintura quando receber alta. “Nunca tinha pintado, mas com as orientações que estou recebendo aqui, já aprendi muita coisa e estou gostando da experiência. Tanto, que quando sair do hospital, pretendo continuar pintando”, completou Rivaldo Filho.
Para Richard de Sousa Rodrigues, pintar enquanto está internado, é uma grande distração. “A pintura é um alívio no pensamento, ajuda a gente a perceber o lado bom da vida, apesar do momento difícil que se vive, o da internação. Ajuda a gente a não focar na doença, a se concentrar em algo bom. Ver o resultado depois é melhor ainda. Algo pintado por você mesmo. É mágico. Você pensa, cria e pinta”, disse.
Projeto
A ação Pintura em Tela integra o projeto Arte no Hospital, desenvolvido pelo setor de Humanização do HSD. As oficinas acontecem de segunda a sexta-feira, das 15h30 às 17h. As aulas são orientadas pelo arte-educador Luís Moraes.
De acordo com a supervisora de Humanização do Hospital São Domingos, Fernanda Moraes, o propósito das ações lúdicas voltadas para o paciente é contribuir para o bem-estar dele, promovendo atividades que tirem o foco da doença e funcionem como terapia. “A pintura ajuda muito os pacientes a trabalharem seu lado artístico, até mesmo a exercerem seu lado criativo e isso os ajuda a tirar o foco da doença. É também um momento de integração com outros pacientes e de incentivá-los a aderirem ao tratamento”, explica a psicóloga.