Oncologia

1 minuto de leitura

Oncologia do Hospital São Domingos é premiada por boa prática

O simples ato, que vem sendo disseminado em todo o hospital, é uma das medidas adotadas para o controle de infecção hospitalar.
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 23/01/2018

SÃO LUÍS - A higienização das mãos é uma prática que tem feito grande diferença no Hospital São Domingos. O simples ato, que vem sendo disseminado em todo o hospital, é uma das medidas adotadas para o controle de infecção hospitalar. E para incentivar ainda mais as equipes a manterem a higienização das mãos como prioridade em sua rotina de trabalho, o HSD, por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), criou o I Prêmio de Unidade Referência em Higienização das Mãos do Hospital São Domingos. O setor de Oncologia é o grande vencedor pelo quarto mês consecutivo.

O prêmio, em forma de troféu, foi entregue na segunda-feira (22), em uma cerimônia realizada na Sala 1 do Centro de Estudos, com a participação do diretor Médico, Dr. Cláudio Carneiro; do diretor médico adjunto, Dr. Luiz Octávio Sampaio Val de Oliveira; da gerente Executiva Assistencial, enf.ª Luciane Torrano; da enfermeira coordenadora da Oncologia, Luciana Bezerra; da coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, enf.ª Fabiane Castro; do oncologista Dr. Klayton Ribeiro; da infectologista, Dr.ª Rosângela Cipriano e de profissionais da equipe da Oncologia.

Para se ter ideia da eficiente atuação da equipe da Oncologia na higienização das mãos, enquanto a meta do Hospital é atingir o uso de 60 ml de álcool gel por paciente/dia, a Oncologia chega ao índice de 200 ml/dia por paciente. O detalhe é que a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS)  é de 20 ml/dia por paciente. Esses números mostram o quanto o setor oncológico do HSD avançou nesse trabalho.

Ao parabenizar e agradecer à equipe da Oncologia, Dr. Cláudio Carneiro, afirmou que o Prêmio é o reconhecimento do Hospital São Domingos à dedicação e esforço de todos que fazem a Oncologia em adotar esse gesto em sua rotina de trabalho que, apesar de ser simples, faz grande diferença para o hospital e para os pacientes.

“Agradecemos a atitude da equipe da Oncologia em incorporar à sua rotina a higienização das mãos, atividade preventiva de infecção mais significativa reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. E o nosso reconhecimento é pelo esforço de cada um em adotar essa medida  tão simples que trás resultados significativos para a vida de nossos pacientes, principalmente os da Oncologia. Estão todos de parabéns”, afirmou.   

Incentivo

Fabiane Castro explicou que a higienização das mãos é tão importante que foi transformada em um programa pelo HSD, que vem sendo desenvolvido há cinco meses com o objetivo de incentivar e disseminar essa prática. E foi exatamente para incentivar a todos que fazem o Hospital que foi instituído o I Prêmio de Unidade Referência em Higienização.

“Esse prêmio é um reconhecimento a todos que têm se esforçado e adotado a higienização das mãos em seus setores em prol da redução das taxas de infecção hospitalar e da segurança do paciente. A Oncologia tem se destacado nesse trabalho, tanto que recebe o prêmio pela quarta vez”, disse. Ela afirmou ainda que o prêmio é também uma forma de incentivar os setores a manterem os excelentes níveis de higienização das mãos e disseminar ainda mais a prática para que outros a adotem em seu dia a dia.

O item utilizado para verificar a atuação de cada setor em higienização das mãos é a quantidade de álcool gel utilizada. Vale lembrar que o produto é disponibilizado em todo o hospital não somente para toda a equipe profissional, mas também para pacientes e visitantes.

De acordo com a infectologista do HSD, Dr.ª Rosângela Cipriano, a higienização das mãos é uma atitude que depende somente da conduta, da adesão e engajamento de cada um. “Essa é uma medida simples que precisa ser disseminada, pois se reverte em um resultado importante, que é a redução da infecção hospitalar, o que é um passo significativo para o hospital e para a segurança do paciente. Para a Oncologia, em especial, é um grande ganho”, afirmou.     

“Para toda a instituição hospitalar a higienização das mãos é um importante passo para o controle e redução da infecção e para um setor como a Oncologia, onde os pacientes são imunossuprimidos e que uma infecção, na maioria das vezes, poderia custar a vida deles, é muito gratificante esse envolvimento de todos com a higienização das mãos”, disse  Klayton Ribeiro.   

A técnica em Enfermagem Joaneide Alves afirmou que o prêmio é um incentivo a mais para a equipe. “Esse prêmio significa muito para nós, pois mostra que estamos trabalhando sempre pelo melhor para os pacientes, para a segurança deles, e é resultado do esforço de todos nós, que nos propusemos a aumentar os índices de higienização das mãos, sensibilizamos a todos da equipe e o resultado veio com esse prêmio, que incentiva a gente a continuar nessa linha de trabalho”, disse.

“A Oncologia, hoje, é o resultado de um trabalho em equipe. É a demonstração de que o engajamento e o entendimento de que o objetivo maior é a segurança do paciente faz toda a diferença no resultado desse importante trabalho, que apesar de ser uma medida simples, tem alta eficiência no cuidado com o paciente”, afirmou a  gerente Executiva Assistencial,  Luciane Torrano.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos