O envelhecimento junto com o câncer foram as duas áreas abrangidas pela nutrição que mais investiram em pesquisas nos últimos anos.
O desafio de propiciar qualidade de vida a uma população mundial que envelhece a um ritmo sem precedentes, e o entendimento de que a alimentação é a maneira mais eficiente de propiciar saúde a essa população, são os grandes motivadores dos grandes investimentos em pesquisas.
De acordo com o médico intensivista, José Raimundo Azevedo, as recomendações sobre o que representa a melhor alimentação para as pessoas acima de 65 anos, migrou do alimento como forma de prevenir doenças crônicas para o alimento capaz de retardar o envelhecimento e propiciar vida ativa e produtiva para o idoso. “As palavras que traduzem essa nova realidade: SARCOPENIA, ou melhor, prevenção da perda de massa e força na musculatura esquelética e CISTEINA, o aminoácido que é capaz de vencer a resistência anabólica, um processo de caracterizar o envelhecimento, que pode ser traduzido como dificuldade (do organismo idoso) para sintetizar a proteína”, observa o médico intensivista.
Outro ganho importante no conhecimento, diz respeito à descoberta que envelhecer é uma doença inflamatória e como tal pode ser tratada. “Um ator importante nessa nova realidade é a importância das bactérias intestinais e como a interação alimento/bactéria intestinal podem combater o inflam-velhecimento (envelhecimento-inflamatório)”, destaca José Raimundo Azevedo.
O Simpósio São Domingos de Nutrição e Envelhecimento tem o objetivo de apresentar aos profissionais e estudantes da área de saúde métodos para propiciar qualidade de vida e entendimento de que a alimentação é a maneira mais eficiente de oferecer saúde para a população.
O simpósio vai contar com a participação da médica especialista em Nutrição Parenteral e Enteral e mestre em gastroenterologia Maria de Lourdes Teixeira, representando o Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral de São Paulo, o GANEP é o serviço de maior prestigio do Brasil na área da Nutrição Clínica. O Hospital São Domingos será representado pelo médico intensivista, coordenador da UTI do Hospital e membro da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, José Raimundo Azevedo.
Profissionais e estudantes da área da saúde vão poder debater sobre os “Desafios nutricionais no idoso”, “Diagnóstico de desnutrição no idoso”, “Estratégias para aumentar a atividade e a prática de exercícios” entre outras conferências, mini-conferências, mesas-redondas e colóquio.
O Simpósio São Domingos de Nutrição e Envelhecimento será realizado nos dias 29 e 30 de janeiro, no auditório do Hospital São Domingos, as inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.
Informações podem ser obtidas no Centro de Estudos do Hospital São Domingos ou pelo Telefone: 3216-8113.
Confira a programação
Data: 29/01/2015 – Quinta-feira
Horário: 19:30h
Conferência: Nutrição e envelhecimento.
O estado atual da ciência
Palestrante: Dra. Maria de Lourdes Teixeira - SP
Local: Auditório II - Centro de Estudos, 4º andar
Horário: 20:30h
Mesa-redonda: Desafios nutricionais do idoso
Moderadora: Dra. Maria de Lourdes Teixeira
Sub-temas: Mudanças no conceito sobre o que representa a melhor alimentação para os idoso - Dr. José Raimundo Azevedo
Suplementos nutricionais, qual e como utilizar no idoso - Nut. Rosangela Maria Lopes de Sousa
Microbiota, pré, pró e simbiótico no idoso - Dra. Maria de Lourdes Teixeira - SP
Discussão
Local: Auditório II - Centro de Estudos, 4º andar
Data: 30/01/2015 – Sexta-feira
Horário: 19:30h
Mini-conferência: Diagnostico de desnutrição no idoso, Sarcopenia
Palestrante: Nut. Rosione Sobrinho
Mini-conferência: Estratégias para aumentar a atividade e a prática de exercícios
Palestrante: Terapeuta ocupacional – Alessandra Souza de Macêdo
Local: Auditório II - Centro de Estudos, 4º andar
Horário: 20:30h
Colóquio: Nutrição no idoso-Novos paradigmas
Coordenador: Dr. José Raimundo Azevedo
Participantes: Nut. Rosione Sobrinho, Eliziane Gomes da Costa Moura Silva, Dr. José Raimundo Azevedo, Alessandra Souza de Macêdo