Muito além da prevenção contra o câncer de próstata e a conscientização sobre a doença, a campanha Novembro Azul busca alertar para a importância dos homens cuidarem da sua saúde o ano todo. No Hospital São Domingos, o Serviço de Urologia oferece atendimento completo para diagnóstico e tratamento para as patologias da população masculina.
“Historicamente os homens buscam menos os serviços de saúde para se cuidar e prevenir doenças, mas essa realidade vem mudando. Grande parte das doenças que afetam a saúde do homem podem ser evitadas com medidas de prevenção e visitas regulares ao seu médico de referência”, explica o médico urologista do Hospital São Domingos, Dr. José Calixto.
Sobre a importância de se cuidar sempre
O preconceito e a falta de tempo são as principais causas apontadas pelos homens para a negligência com os cuidados com a saúde. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), apenas 32% dos homens entre 40 e 70 anos fizeram o exame de toque retal, utilizado para avaliar doenças como o câncer de próstata.
Além de não buscar cuidados específicos em consultas e exames preventivos como este, a saúde do homem também é influenciada por seu comportamento, como obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool.
Para evitar graves consequências, é preciso ter o cuidado com a saúde como um hábito de vida. Isso porque, com exames de rotina e prevenção é possível evitar o aparecimento de doenças, assim como tratá-las ainda em sua fase inicial. Isso contribui para as altas chances de cura, melhor qualidade de vida e bem-estar.
Doenças mais comuns
Entendendo a importância do papel da prevenção, principalmente diante do momento em que vivemos, vamos conhecer as doenças mais comuns que atingem a saúde do homem. Dessa forma, é possível ficar atento aos primeiros sintomas.
Câncer de Pele
O câncer de pele é uma das doenças mais comuns a atingir não só a saúde do homem, mas também das mulheres. Dividido entre melanomas e não-melanomas, a enfermidade tem origem na irradiação solar. Os homens são os mais atingidos pela falta do uso de filtros solares, proteção fundamental para a prevenção da doença.
Câncer de Próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo que mais atinge os homens, principalmente aqueles acima de 40 anos. Com altas chances de cura quando o diagnóstico é realizado de forma precoce, o câncer de próstata deve ser tratado desde o início.
Câncer de testículo
Um pouco menos comum que o câncer de próstata, o câncer de testículo atinge homens entre 15 e 50 anos. Suas chances de cura são altas quando a doença é descoberta ainda no início, e seu diagnóstico também pode ser feito por meio de consultas preventivas.
Câncer de Pulmão
O câncer de pulmão está relacionado na maioria das vezes com o tabagismo, afetando 2 vezes mais a saúde do homem que da mulher. Com sintomas como tosse constante, falta de ar, dores no tórax e escarro com sangue, é preciso buscar acompanhamento médico para a realização de exames para um rápido diagnóstico.
Doenças Hepáticas
As enfermidades que atingem o fígado, ou seja, doenças hepáticas, também atingem a saúde do homem. Entre as mais comuns estão o câncer de fígado, esteatose (excesso de gordura no fígado), hepatites e cirrose.
Doenças Cardiovasculares
As doenças do coração são as principais causas de morte no Brasil, afetando mais homens do que mulheres. Entre os distúrbios cardíacos mais comuns estão o infarto, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.