Saúde

1 minuto de leitura

No Dia Mundial da Diabetes, médicos do HSD falam sobre os cuidados com a doença

Nesta segunda-feira (14) é comemorado o Dia Mundial da Diabetes, data que chama aten&cced...
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 14/11/2022

Nesta segunda-feira (14) é comemorado o Dia Mundial da Diabetes, data que chama atenção para a importância da conscientização sobre os reflexos da doença.

A diabetes é uma patologia crônica, caracterizada pela produção insuficiente ou pela má absorção de insulina (hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo), resultando na elevação do nível de açúcar no corpo – o normal, para uma pessoa saudável e em jejum, é abaixo de 100 mg/dl. Se não controlada, ao longo do tempo, a doença pode evoluir com alterações nos nervos e na circulação dos membros inferiores, aumentando a predisposição à formação de feridas, que podem levar à amputação e até mesmo à morte. 

A prevenção e o acompanhamento da doença por um especialista podem evitar as complicações e garantir maior qualidade de vida aos diabéticos.

“O paciente diabético tem que ter atenção especial aos seus pés para prevenir complicações causadas por feridas, pois tem propensão a apresentá-las e a probabilidade aumenta nos casos de diabetes mal cuidado”, explica o coordenador do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital São Domingos, Dr. Kelston Felice. Para prevenir tais problemas, a recomendação é a consulta periódica, preferencialmente, a um cirurgião vascular, para avaliação da condição da circulação nos membros inferiores.

Tratamentos com a oxigenoterapia hiperbárica

A tecnologia a favor do tratamento de doenças crônicas e de difícil cicatrização. Estas são as principais indicações de uso da Câmara Hiperbárica, cujo tratamento é feito por meio da Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB), modalidade terapêutica na qual o paciente é submetido à inalação de oxigênio puro. O tratamento é pioneiro no Maranhão. 

A Medicina Hiperbárica trata lesões crônicas (pré-diabetes, infecções subcutâneas, feridas de difícil cicatrização, úlcera vascular, entre outros); doenças de mergulhadores, a chamada descompressiva; infecções ósseas (osteomatites); e casos de traumas nos membros. Saiba mais sobre o serviço: http://bit.ly/3Xvvlwn

No tratamento, o paciente é colocado dentro da câmara, mas tem visão de toda a movimentação, inclusive, pode assistir à televisão e comunicar-se com o médico por meio de um terminal acoplado à máquina. “Na primeira sessão, há certo receio, mas, ao saber da segurança do equipamento, alguns pacientes ainda brincam com a equipe e pedem até para mudar de canal”, diz Rodrigo Azevedo.

O melhor remédio é a prevenção

O fato de que a diabetes se desenvolve devagar, de forma quase imperceptível, e a falta de informação sobre a doença, faz com que, em muitos casos, o diagnóstico do diabetes já seja feito em decorrência de uma complicação, como doença no coração, nos olhos ou pelo aparecimento de ferida que não cicatriza. Daí a necessidade de divulgação para que pessoas que já apresentam fatores de risco façam exames de rotina para diagnóstico precoce.

A médica endocrinologista do Hospital São Domingos, Dra. Thayana Linhares, ressalta a importância de diagnosticar o tipo de diabetes e, assim, utilizar o tratamento adequado imediatamente. “Os estudos mostram que quando tratamos bem o diabetes desde o diagnóstico, conseguimos mudar a história natural da doença e prevenir as complicações crônicas. Então, cabe ressaltar a importância da adesão aos medicamentos, tanto para tratar o diabetes quanto as outras doenças que possam estar associadas, como a hipertensão arterial e a dislipidemia (colesterol e triglicerídeos altos no sangue)”, explica a endocrinologista

Agende sua consulta

A prevenção da Diabetes passa por adotar um estilo de vida mais saudável e consultas regulares com o seu médico de confiança, além da realização dos exames regulares. No Centro de Medicina Especializada do Hospital São Domingos você encontra diversas especialidades que podem ajudar na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, bem como oferecer ao paciente uma maior qualidade de vida. 

As consultas podem ser agendadas pela nossa Central de Atendimento pelo telefone (98) 3216 8100 ou pelo whatsapp (98) 991094459.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos