A Lipoproteína de Baixa Densidade, conhecida pela sigla LDL (Low Density Lipoproteins) ou apenas colesterol ruim, deve ser controlada para o bom funcionamento do organismo, de forma que o corpo possa produzir os hormônios corretamente e impedir o surgimento de doenças cardiovasculares. No “Momento Saúde” desta semana, a Dra. Emanuelle Castro, cardiologista do Hospital São Domingos explica os sintomas, tratamentos e causas do colesterol ruim.
O que é colesterol ruim?
Quando pensamos em colesterol, automaticamente vem à nossa mente que temos dois tipos de colesterol: o bom e o ruim. O colesterol bom ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim. E o colesterol ruim, assim é considerado, porque é causador de uma das principais doenças em termo de mortalidade cardiovascular, a Ateromatose, condição responsável pelo depósito de LDL em placas nas artérias do coração.
O que provoca o aumento do colesterol ruim no organismo?
A principal causa de aumento de colesterol ruim é o estilo de vida inadequado, com falta de atividades físicas atrelada a uma má alimentação, principalmente rica em gordura, frituras, doces e pobre em carboidratos complexos e integrais, castanhas, frutas e verduras.
Quais os problemas causados pelo LDL?
O principal problema que o colesterol ruim traz para a nossa saúde é o depósito de gordura nas paredes das artérias do nosso corpo. E, ao contrário do que muita gente pensa, ele também pode se depositar no cérebro, rins, braços, pernas, enfim, onde há presença de artérias essas placas de gorduras podem se formar.
Quais os sintomas quando se está com altas taxas de colesterol ruim?
A taxa de LDL alta por si só, não apresenta sintomas. Os sinais aparecem quando as placas de gorduras já estão formadas. Por exemplo, uma placa de gordura no coração, a ponto de obstruir essa artéria por completa, o sintoma será um quadro de infarto; se ocorrer no cérebro, teremos um AVC; se ocorrer no rim, temos um quadro de Insuficiência renal. Por isso a importância de, frequentemente, dosar a taxa de colesterol, para identificar esse aumento antes de se iniciar a formação de placas nas artérias.
Como prevenir e reduzir o colesterol ruim?
A melhor forma de se prevenir e reduzir esse colesterol é praticando atividade física regular, no mínimo cinco vezes por semana. O cuidado também está na adesão de uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, alimentos integrais e castanhas; e diminuindo ou mesmo evitando o consumo de gorduras, frituras, doces e carboidratos refinados.
O que o serviço de Cardiologia do Hospital São Domingos oferece?
O Hospital São Domingos conta com um serviço de Cardiologia completo e especializado em diversas áreas, desde consultas cardiológicas, emergência cardiológica, exames diagnósticos e procedimentos de alta complexidade, com profissionais de excelência prontos para diagnosticar e tratar as doenças do coração.
Assita o vídeo completo aqui: