O cirurgião do Aparelho Digestivo e Obesidade do Hospital São Domingos (HSD), José Aparecido Valadão, agora faz parte do seleto grupo da Academia Maranhense de Medicina. Ele ocupa a cadeira de nº 44, pertencente a Dr. Olavo Alexandrino Correa Lima. A posse ocorreu no dia 4 de agosto na sede da entidade.
Dr. Valadão vê sua escolha para a integrar a Academia Maranhense de Medicina como um coroamento dos seus 30 anos de profissão. "É um reconhecimento que me deixa muito lisonjeado e gratificado. O fato de ter sido escolhido pela Academia e sido eleito pelos meus pares, me deixa ainda mais orgulhoso. Mas também tenho uma grande responsabilidade, por hoje, ocupar a cadeira antes pertencente ao Dr. Olavo Alexandrino Correa Lima, que era um grande médico-cientista maranhense", afirmou.
O cirurgião disse ainda que seu objetivo é contribuir para que a Academia Maranhense de Medicina continue com seu importante e valioso trabalho para a área médica e para a sociedade. "A Academia integra grandes profissionais da Medicina. São professores e doutores que prestam serviços tanto para a ciência, literatura e para a sociedade extremamente importantes. Esse trabalho científico, social e de formação dos novos médicos desenvolvido pela Academia é de alta relevância e quero contribuir muito para que a instituição continue desenvolvendo esse rico trabalho", complementou.
Goiano de nascimento, mas maranhense de coração, Dr. Valadão escolheu a Universidade Federal do Maranhão (UFMA ) para fazer o curso de Medicina, iniciado em 1980. Formou-se em 1985 e fez residência médica em Clínica Cirúrgica no Hospital Presidente Dutra. "Nasci no interior de Goiânia, mas hoje, me sinto bem maranhense, pois aqui cresci como estudante e profissional", disse Dr. Valadão.
Hospital São Domingos
A história de sua vida profissional confunde-se com a do Hospital São Domingos. Dr. Valadão foi um dos primeiros médicos da equipe do HSD. "Logo que concluí a residência, comecei a trabalhar no Hospital São Domingos, que ainda estava nascendo. Então, para mim, é uma relação muito grande. Eu fui crescendo junto com o hospital. A partir do momento em que o hospital foi crescendo como estrutura, eu, como cirurgião, cresci junto e dentro dessa respeitada instituição. Eu praticamente sou filho do Hospital São Domingos. Fui para outros estados e até pro exterior para me especializar na minha área, mas tudo que aprendi, apliquei e aplico aqui no São Domingos", disse Dr. Valadão.
Ele destacou como um dos avanços do HSD a sua estruturação com equipamentos de última geração, o que permitiu o crescimento na realização de cirurgias, mesmo as mais complexas. Ele salientou o pioneirismo do São Domingos na realização de cirurgias por videolaparoscopia no Maranhão - a primeira foi realizada pela equipe do hospital em 1993. Em 1998, foram iniciadas as cirurgias para o combate ao refluxo e em 2002 foi iniciada a cirurgia bariátrica.
Segundo Dr. Valadão, a realização da cirurgia bariátrica , via laparoscopia, no Hospital São Domingos impulsionou a procura de pacientes pelo procedimento para o combate à obesidade. "No início, fazíamos duas cirurgias ao mês em média. Hoje, passados 15 anos, chegamos a realizar de 80 a 100 cirurgias de obesidade ao mês, fora as realizadas por outros grupos de médicos. Isto mostra o crescimento da procura por esse tipo de cirurgia, graças ao aparelhamento do São Domingos e a qualificação da equipe médica, o que, sem dúvida, foi um grande avanço também para a sociedade", avaliou.