Medicina Hiperbárica

2 minutos de leitura

Medicina Hiperbárica do HSD: tratamento especializado para feridas com difícil cicatrização

Pioneiro na implantação do serviço de Oxigenoterapia Hiperbárica no Mara...
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 04/06/2021

Pioneiro na implantação do serviço de Oxigenoterapia Hiperbárica no Maranhão, o Hospital São Domingos é referência neste tratamento no estado, não apenas pela tecnologia utilizada, mas também pela equipe de profissionais envolvidos, pela infraestrutura, que inclui um Ambulatório de Curativos e pelo ambiente planejado para transmitir segurança, tranquilidade, bem-estar e atendimento humanizado aos pacientes. 

“Estamos com oito anos de atuação no estado. O serviço veio para suprir uma lacuna em termos de tratamento para cicatrização de feridas agudas e crônicas no Maranhão, sendo hoje referência no país”, afirma o coordenador do Serviço de Medicina Hiperbárica do Hospital São Domingos, Dr. Rodrigo Azevedo. 

Tratamento com oxigênio 

A oxigenoterapia hiperbárica é um tratamento baseado na utilização de oxigênio puro em uma câmara com pressão atmosférica mais elevada do que no ambiente normal. O paciente respira oxigênio puro (sem outros gases misturados) e, sob a pressão exercida na câmara, o corpo absorve mais oxigênio, processo que estimula o crescimento de células saudáveis, melhorando a cicatrização.  

“Os tecidos do corpo necessitam de oxigênio para funcionar corretamente e, quando ocorre uma lesão em alguns destes tecidos, é preciso oxigênio para reparação. Algumas lesões fazem que ocorra dificuldade de chegar oxigênio aos tecidos. A câmara hiperbárica oferece mais oxigênio nestas situações em que o corpo precisa se restabelecer de alguma lesão, melhorando a cicatrização e auxiliando no combate a algumas infecções”, completa o médico intensivista. 

Centro de tratamento para feridas

Segundo Dr. Rodrigo Azevedo, ao longo desses oito anos, o serviço de Medicina Hiperbárica do HSD vem inovando e ampliando a oferta de procedimentos especializados, como curativos específicos para pacientes que necessitam de produtos diferenciados.  

“Faz parte do processo de cicatrização o cuidado especial com o curativo que será realizado na ferida. Há pacientes em que a lesão não pode ser tratada com os itens convencionais do curativo, gases, soro fisiológico e solução antisséptica, por exemplo. Alguns casos precisam ser tratados com materiais especiais, produtos e placas, que hoje  dispomos aqui no nosso serviço”, explica o médico. 

Para esse tipo de tratamento com os curativos, o Serviço de Medicina Hiperbárica conta com enfermeiras especializadas no cuidado e atendimento de pacientes com feridas agudas e crônicas, além de uma equipe completa para o atendimento aos pacientes. “Assim, mais do que um serviço de Medicina Hiperbárica, hoje podemos nos considerar um centro especializado no tratamento de feridas”, completa Dr. Rodrigo Azevedo. 

Aplicação 

Além do uso no tratamento de feridas com difícil cicatrização, como feridas infectadas, feridas em pés de pacientes diabéticos, lesões por pressão e queimaduras, existem outras aplicações para a oxigenoterapia hiperbárica, podendo ser usada no tratamento de infecções ósseas, da doença descompressiva (em mergulhadores) e em alguns pacientes com lesões actínicas, causadas por radiação. 

Para saber mais, visite nosso site: www.hospitalsaodomingoscom.br.  

Agendamentos e consultas no 32168100 ou 32168595.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos