Oncologia

1 minuto de leitura

Março Lilás: oncologista alerta mulheres para cuidados e prevenção do câncer de útero

A principal forma de prevenir o câncer de colo do útero é através do ...
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 08/03/2023

A principal forma de prevenir o câncer de colo do útero é através do exame preventivo papanicolau. O exame é simples e dura poucos minutos.

Apesar de ser um tumor que pode ser prevenido e facilmente detectado, o câncer de útero é um dos que mais acometem as mulheres no Brasil. A médica oncologista do Hospital São Domingos alerta para a necessidade da consulta regular ao ginecologista e realização de exames preventivos.

“O câncer de colo de útero é facilmente detectável através do exame preventivo, mas que ainda tem alta incidência no Maranhão e no Brasil como um todo”, afirma Dra. Noele Gomes.

Tratamento

O tratamento do câncer de colo de útero depende do estadiamento (processo para determinar a localização e extensão do tumor no corpo).

“Quando tem estadiamento precoce, em estágio inicial, o tratamento é cirúrgico, podendo ser complementado com quimioterapia ou radioterapia. Em tumores mais avançados, inicialmente o tratamento são sessões de quimioterapia ou radioterapia”, explica a médica.

O diagnóstico começa na consulta de rotina

O papanicolau é usado para rastrear lesões pré-malignas ou malignas que, muitas vezes, não apresentaram sinais ou sintomas e que podem evoluir para câncer de colo de útero. O exame é indolor, simples e rápido.

"O exame preventivo deve ser feito pelas mulheres que têm vida sexual ativa. Os dois primeiros exames devem ser feitos com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, o exame pode ser realizado a cada três anos, em casos individualizados. O preventivo deve ser feito pela mulher até os 64 anos e, naquelas sem história prévia de lesões pré-neoplásicas, devem ser interrompidos quando, após esta idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos", explica Dra. Noele Gomes. 

A duração do exame é de aproximadamente 15 a 20 minutos, pois é necessária entrevista clínica prévia da história ginecológica, exame físico ginecológico e avaliação de suas possíveis queixas clínicas relacionadas. A consulta pode ser agendada pela Central de Atendimento, no número (98) 3216 8100 ou pelo whatsapp (98) 991094459.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos