A campanha Março Azul alerta para a prevenção e em conscientização ao câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum no Brasil.
O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus). É tratável e, na maioria dos casos, curável ao ser detectado precocemente, quando ainda se apresenta em estádios iniciais, sem disseminação para outros órgãos.
Segundo a Organização Mundial de Gastroenterologia, 20% da população global possui algum tipo de doença intestinal. Deste percentual, 90% não busca orientação médica e recorre à automedicação. Devido ao aumento do número de casos e à tendência de os diagnósticos ocorrerem tardiamente, a necessidade da prevenção se torna mais evidente.
Um exame indispensável para o diagnóstico do câncer de intestino é a colonoscopia. De acordo com a gastroenterologista e endoscopista do Hospital São Domingos, Dra. Keila Matos, a colonoscopia é o exame endoscópico do intestino grosso, normalmente realizado sob sedação para o conforto do paciente. O exame permite ao médico a identificação e o diagnóstico por meio de biópsia e, eventualmente, a retirada de lesões intestinais.
"A colonoscopia é um exame de imagem que investiga alterações ao longo do intestino grosso e no final do intestino delgado. Também possibilita a retirada de tecido para biópsia e a realização de procedimentos simples, como a polipectomia (remoção de pólipos intestinais), mucosectomia e resseções submucosas, que podem mudar a evolução natural de uma lesão pré-maligna ou de um câncer precoce", explica a médica.
Quando buscar um especialista?
Ao sentir desconforto abdominal persistente, diarreia crônica, observar a presença de sangue nas fezes deve-se buscar um médico especializado em saúde do aparelho digestivo para a consulta. O exame também é indicado para homens e mulheres com mais de 45 anos, a fim de diagnosticar precocemente o câncer de intestino que acomete mais pessoas nessa faixa etária.
Prevenção no Serviço de Endoscopia do HSD
Nosso intestino é considerado um segundo cérebro. Sua autonomia no corpo é responsável por boa parte do nosso bem-estar e saúde. O intestino abriga 70% das células do sistema imunológico. Isso, por si só, já torna o intestino a chave para combater doenças e explica porque ficamos vulneráveis a problemas comuns, como uma gripe, quando ele está desajustado.
Por isso, o cuidado com o sistema digestivo deve ser diário, seja com uma alimentação saudável ou com consultas de rotina. O Hospital São Domingos conta com o Serviço de Endoscopia para a realização de exames essenciais para o diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo. O serviço dispõe de equipamentos de alta tecnologia e uma equipe multiprofissional, composta por médicos especialistas, anestesiologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Agende sua consulta na pela nossa Central de Atendimento pelo telefone (98) 3216 8100 ou pelo whatsapp (98) 991094459.