SÃO LUÍS - Com a temática principal "Doenças Cardiovasculares de alta complexidade", o Hospital São Domingos realizou nesta sexta-feira (25) o IX simpósio de Cardiologia. Voltado para cardiologistas, clínicos, profissionais e estudantes da área da saúde, o evento ocorreu no auditório do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM), no bairro Jardim Renascença.
O Simpósio teve a presença de quatro palestrantes nacionais: Dr. ª Juliana Hiromi Silva Matsumoto Bello, médica assistente da equipe de tomografia computadoriza e ressonância magnética cardíaca de alta excelência diagnóstica (DASA – SP) e médica assistente do serviço de tomografia e ressonância cardíaca do Virtual Core – Telerradiologia Cardíaca; Dr.ª Thaís Buhatem de Alencar Moreno, médica do serviço de angio TC e ressonância magnética do coração do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e Hospital do Coração – SP e diretora médica do Hospital Monte Klinikum, em Fortaleza; Dr. Vinícius Borges Cardozo Esteves, médico nos serviços de hemodinâmica e cardiologista intervencionista da Rede D’Or de Hospitais, em São Paulo; Dr. José de Ribamar Costa Júnior, hemodinamicista titular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e Hospital do Coração, em São Paulo.
Também esteve presente o cardiologista do HSD, Dr. Fábio Lisboa Borba, falando sobre a "Avaliação Cardiológica do Paciente Oncológico no HSD"." "Vou estar falando da relação dos efeitos dos tratamentos nos pacientes com problemas cardiovasculares ou aqueles problemas que são levados no tratamento dos quimioterápicos. Essa será uma palestra interessante, acredito que é um tema novo, um tema que, devido ao aumento do número do diagnóstico de pacientes com câncer e as melhorias no tratamento, tem tido bastante evidência nos últimos anos", explicou.
Segundo o cardiologista do HSD e coordenador do Simpósio, Dr. José Benedito Buhatem, o evento teve um número expressivo de inscritos. "Nós havíamos projetado 190 inscrições e encerramos com 270. Todos os planejamentos foram alcançados, as palestras são de alto nível científico na área de cardiologia e neurologia. Este ano nós temos temas extremamente importantes, que falam sobre a alta complexidade da cardiologia e da neurointervenção. Tivemos palestras com quatro convidados nacionais, que discorreram a respeito dessas doenças, que consiste em alta complexidade, que são as doenças coronárias como infarto e o AVC. Tudo isso é uma oportunidade muito grande de a comunidade médica ver essas pessoas de experiência que vêm trazer a alta tecnologia para o Maranhão", destacou.
Josmael Santos, acadêmico do 3º período de fisioterapia, quis participar do evento para obter mais conhecimento. "Fiquei sabendo do Simpósio através dos meus colegas de faculdade. Vim com o intuito de buscar aprendizado, pois cada palestra dessa é um ensinamento, que vai ser usado no futuro", disse.
A técnica em enfermagem do centro de cardiologia do HSD, Luciane Amorim, participa todos os anos do Simpósio e diz que cada a cada ano é um aprendizado diferente. "Eu trabalho no centro de cardiologia no setor de Hemodinâmica e para mim é um aprendizado, a cada dia a gente fica sabendo mais um pouquinho de tudo".
Mais
Para se inscrever no Simpósio, os participantes tiveram que doar 2kg de alimento não-perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para uma entidade sem fins lucrativos de São Luís.