As novidades e atualizações da área de Radioterapia no Brasil e no mundo estiveram em debate no I Simpósio de Radioterapia do Hospital São Domingos, realizado sábado,12, no Hotel Luzeiros, em São Luís. O evento científico contou com palestras de renomados médicos do Maranhão e do Brasil. Participaram do evento, membros da Diretoria, médicos e estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A radioterapia é o mais novo serviço prestado pelo Hospital São Domingos à população e conta com equipe de especialistas, formada por radioterapeutas, físicos e profissionais de apoio à assistência em um ambiente moderno e acolhedor, fazendo o que há de melhor em tratamento radioterápico para câncer.
O simpósio foi aberto com a mini-conferência “Câncer de próstata, otimizando o tratamento com radioterapia. Onde estamos e para onde vamos?”, proferida pelo médico Cássio Pellizon, chefe da Radioterapia do Hospital AC Camargo, de São Paulo, sob a presidência do urologista do Hospital São Domingos, Erivaldo Sousa dos Santos.
Em seguida, ocorreu a Mesa sobre Câncer de Mama, presidida pelo médico José Pereira Guará, composta de três palestras. A primeira tem como tema “Otimizando o tempo em Radioterapia. Hipofracionamento e radioterapia parcial. Onde estamos e para onde vamos?”, a ser proferida pelo presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia, Arthur Accioly Rosa. Depois, o assunto em debate foi “Cirurgia conservadora x adenomastectomia x mastectomia radical: quais os limites para uma cirurgia segura?”, com palestra proferida pelo médico Carlos Manoel Bulcão. O terceiro tema em debate na mesa foi “Estado da arte da quimioterapia neoadjuvante”, proferido pela oncologista clínica do HSD, Noele Gomes. Após a mesa, o médico Bráulio Galdino de Araújo presidiu a Mini-conferência sobre “Tumores do Sistema Nervoso Central: IMRT, SRC e SFRC”, que teve como tema de palestra: “Implicações clínicas e impacto na rotina do serviço”, proferida pelo radioterapeuta do Hospital Albert Einstein, Ícaro Thiago de Carvalho.
Em seguida, houve a Mesa sobre “Tumores de cabeça e pescoço”, sob a presidência do médico Júlio César Sá Silveira Lima, que teve três subtemas. A primeira palestra foi proferida pelo médico Cássio Pellizzon, que falou sobre “Radioterapia como Gold-standart para tumores de cabeça e pescoço”. A segunda, pelo médico Flávio Marcondes, que discorreu sobre “Cirurgia como Gold-standart para tumores de cabeça e pescoço”.E o terceiro tema de palestra foi “Avaliação loco-regional e estadiamento de tumores de cabeça e pescoço. Quais as indicações da avaliação ao PET-CT?”, proferida pela médica Aline Santos Farias.