Realizado no dia 29 de outubro (Dia Mundial do AVC), o I Encontro de AVC do Hospital São Domingos. Evento científico ocorreu no Instituto de Ensino Pesquisa (IEP), e contou com a presença de neurologistas, radiointervencionistas, intervencionistas, intensivistas e de outras especialidades, equipe multiprofissional e estudantes.
Abertura foi feita pelo diretor Médico, Dr. Cláudio Carneiro, que deu boas-vindas e falou sobre os avanços no tratamento do AVC no Brasil e no Hospital. Em seguida, Dr. José Lauleta, chefe do Serviço de Neurologia do Hospital, falou sobre o serviço de Neurologia e como é o protocolo de atendimento dos pacientes.
Encontro contou também com a presença do diretor Clínico, Dr. Manoel Lages; da diretora Médica Assistencial, Dra. Maristela Martins; e da Dra. Francieli Goulart, coordenadora da Linha do AVC do Hospital São Domingos.
O médico intensivista Dr. Filipe Amado proferiu a primeira palestra do encontro com o tema “AVC no Pronto-Socorro: O que fazer?”. Ele detalhou todos os procedimentos que devem ser realizados com o paciente com sintomas de AVC que chega ao atendimento de Urgência e Emergência, o que não deve ser feito e como ocorre no Hospital São Domingos.
Em seguida, a Dra. Francieli Goulart, coordenadora da Linha do AVC do Hospital São Domingos, proferiu a palestra “Protocolos de AVC e Linhas de Cuidado”, detalhando o serviço oferecido pelo hospital.
“O papel do radiointervencionista no tratamento do AVC agudo” foi o tema da palestra proferida por Dr. Nagib Abdalla Filho. O médico mostrou também os avanços no tratamento cirúrgico do Acidente Vascular Cerebral no Hospital São Domingos, sobre as vantagens de cada técnica e falou sobre casos de pacientes inclusive com o resultado pós-cirúrgico.
Mesa-redonda
Após as palestras, foi realizada a mesa-redonda “Linha do Cuidado AVCI na visão da equipe multidisciplinar”, da qual participaram o enfermeiro Danilo Talhari, a farmacêutica Eliane Moraes, a fisioterapeuta Adenilde Leitão, a fonoaudióloga Dilma Vaz e a nutricionista Kelinny Ferreira. Todos os participantes da mesa detalharam o papel de cada especialidade no tratamento dos pacientes com AVC e resultados alcançados.