Saúde

1 minuto de leitura

HSD recebe visita de diretor da ANEEL e debatem sobre projeto de energia sustentável

Sandoval Feitosa Neto conhece estrutura física e de serviços do hospital
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 01/11/2018

O Hospital São Domingos (HS|D), pensando continuamente na busca do cuidado seguro, na inovação e evolução do seu suporte hospitalar, deverá utilizar energia sustentável para suas operações. O assunto foi discutido pela diretoria com o diretor da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval de Araújo Feitosa Neto, durante visita institucional, no dia 26 de outubro. O executivo foi recebido pela vice-presidente do HSD, Maria Antônia Andrade da Silva; o diretor Executivo, Glauco Andrade; o diretor de Negócios e Infraestrutura, Marcelino Machado, e diretor Comercial, Evandro Galindo.

O projeto para produção e uso da energia solar em desenvolvimento pelo Hospital São Domingos está em sintonia com sua política de sustentabilidade e vai contribuir para a melhoria do meio ambiente utilizando o conceito da geração distribuída. Por se tratar de uma energia limpa e renovável, o projeto proporcionará a redução dos custos com energia elétrica, baixo impacto ambiental e evitará a construção de novas usinas hidroelétrica e termoelétricas.

O diretor da Aneel se manifestou como grande entusiasta e incentivador da Geração Distribuída por todos os benefícios que ela trará à sociedade e ao Hospital. “O São Domingos é uma instituição que, desde sua criação, tem ações que visam a manutenção da vida e o bem-estar das pessoas. Esse projeto transmite uma mensagem de eficiência, economicidade e sustentabilidade para a geração atual e futura”, sintetizou Sandoval Feitosa. 

Além do debate sobre o projeto de uso de energia solar, Sandoval Feitosa conheceu a história e serviços do Hospital e fez visita aos setores para conhecer a estrutura física e o Projeto de Expansão.

Geração Distribuída

A gestão de energia elétrica hospitalar é uma atividade que requer atenção e cuidado de forma ininterrupta, 24 horas por dia e a utilização de outras fontes de energia gera mais segurança para o funcionamento do hospital. Assim, a dita “Geração Distribuída” é uma possibilidade, na qual uma parte do consumo energético é suprida por outra fonte de energia elétrica, que não é a padrão do fornecimento. 

Um exemplo é utilização da energia produzida por usina solar fotovoltaica. Essas usinas ou parques de produção podem ser instalados nas dependências da unidade consumidora ou outros espaços próprios ou locados que apresentem índices de luminosidades adequados a esse tipo de geração de energia. 

A energia gerada durante o dia, nessa modalidade é transformada em créditos para abater os kWh do consumo de energia, compensando tanto o consumo de dia quanto o consumo noturno. Além disso, este tipo de energia complementar pode melhorar a qualidade da energia fornecida pela concessionária.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos