O Hospital São Domingos (HSD) realizará no domingo, 5 de fevereiro, das 5h30 às 12h, o III Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas. O treinamento visa preparar os profissionais de saúde para atuarem no atendimento em casos de ocorrência de catástrofes (acidente automobilístico, desmoronamentos, incêndios, deslizamentos, engavetamento) e acidentes de grandes proporções que necessitam de atendimento de urgência e emergência no hospital. Serão avaliados também logística, infraestrutura e comunicação.
O simulado terá a participação e apoio do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura Municipal de São Luís, Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Safety e SAMU.
O acidente simulado será realizado no bairro do Turu, na praça do Ecoponto. No local, terá a representação de um acidente de carro, com vítimas do veículo e transeuntes. Tudo para analisar o tempo de resposta dos profissionais.
“Precisamos saber o tempo em que as ambulâncias levam do primeiro atendimento, no local do ocorrido, até a Emergência do hospital, no Bequimão; bem como o preparo dos profissionais de saúde da nossa Unidade”, explica Ivna Moreira, enfermeira supervisora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital São Domingos.
A atividade envolverá médicos, enfermeiros, psicólogos e demais membros da equipe multidisciplinar, além dos bombeiros, socorristas do SAMU, policiais, agentes de trânsito e outros profissionais envolvidos em um resgate e assistência médica.
Para evitar tumultos e sustos, os moradores do bairro onde haverá a simulação do sinistro e vizinhos ao HSD já estão sendo informados sobre o simulado.
“Essa medida prévia deixará os moradores mais tranquilos”, esclarece a enfermeira.
As vítimas serão atores, que estarão devidamente maquiados para que a cena seja realista. Os pacientes em atendimento ou internados no hospital também serão informados previamente sobre o simulado.