Saúde

2 minutos de leitura

Hospital São Domingos realiza II Simpósio de Psicologia da Saúde e Hospitalar

Realizado nos dias 4 e 5 de novembro, o evento contou a participação de profissionais da área da saúde em geral e estudantes.
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 08/11/2016

SÃO LUÍS - Nos dias 4 e 5 de novembro o Hospital São Domingos promoveu o II Simpósio de Psicologia da Saúde e Hospitalar. Com o tema "Adoecimento, hospitalização e morte. Velhas práticas, novos desafios", o evento contou a participação de profissionais da área da saúde em geral e estudantes.

Durante os dois dias, foram tratados assuntos importantes como a "Inserção do psicólogo nas políticas públicas de saúde", abordado pela psicóloga Silvia Vale; "A humanização do cuidado: um olhar que se volta para o cuidador", ministrado pela psicóloga Toshimi Passos; além de uma mesa redonda com a temática "Paz sem voz – a questão das violências e o atendimento às vítimas", com participação da pedagoga Flávia Silva, das psicólogas Gilmara Azevedo e Andrea Matos, e do advogado Thiago Viana.

A Dr.ª Maristela Teixeira, diretora médica adjunta do HSD, foi a responsável pela abertura do Simpósio. Em sua fala, ela parabenizou a equipe do setor de psicologia do hospital e deu boas vindas ao público. 

"Eu dou as boas vidas a vocês, desejo que todos aproveitem bastante essas horas que vamos estar aqui reunidos falando sobre esses temas, que a gente possa, de fato, partilhar as nossas experiências e que a gente possa aproveitar, permitir a troca de conhecimento, que é essa a grande vantagem de momentos como esse. Quero parabenizar a nossa equipe de psicologia do Hospital São Domingos e todos os demais profissionais que apoiaram esse momento para que ele acontecesse", disse. 

Cedric Nakasu, psicólogo no setor de clínica médica do HSD e organizador do Simpósio, explica que a segunda edição do evento foi feita com base na prática dos psicólogos dentro do hospital, pensando na psicologia da saúde e psicologia hospitalar, que são dois conceitos que se confundem. "A gente quis exatamente fazer essa cisão e explicar um pouco melhor esses conceitos e mostrar que a psicologia da saúde na verdade ela é mais ampla do que a psicologia hospitalar, ou seja, ela está dentro da psicologia da saúde". 

O profissional ressalta, ainda, a participação dos acadêmicos em eventos dessa natureza. "O objetivo é questionar de que forma esse estudante está recebendo essa informação e de que forma ele está entrando no mercado, tanto que o subtítulo do nosso simpósio é 'Velhas Práticas, Novos Desafios'. A gente vai trazer exatamente outras linhas de pensamento, outras linhas de atuação do psicólogo, não só na clínica, não só na empresa e não só no hospital. É exatamente essa percepção da prática e a percepção do psicólogo nas políticas de saúde, na questão da saúde mental e em geral da população", destacou.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos