SÃO LUÍS - Ocorreu no último sábado (29) o curso de habilidade Nós, Suturas e Anastomoses em Videocirurgia, promovido pelo Dr. Roclides Lima, cirurgião bariátrico do Hospital São Domingos. No Maranhão, esse é o segundo curso que o HSD, em parceria com UniCetrex Cursos Médicos, realiza. O primeiro foi em 2015 e formou 24 alunos.
Tendo como palestrantes o Dr. Roclides Lima e o cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Luís Eduardo, o evento contou com a participação de cirurgiões e residentes das áreas cirúrgicas. Ao longo da programação, os profissionais puderam ampliar o conhecimento com a palestra "Princípios Gerais da Videocirurgia: habilidades, nós, suturas e anastomoses", além de assistir a sessões de vídeos e participar da oficina de instrumentais e equipamentos.
O cirurgião bariátrico do Hospital São Domingos, Dr. Roclides Lima, afirma que o compartilhamento de conhecimentos é fundamental para alcançar o principal objetivo que é a melhoria da saúde dos pacientes do HSD.
"Em videocirurgia, o treinamento ideal inicia na plataforma de simuladores, onde o cirurgião irá treinar habilidades. Esse é um método que causa menor agressão durante o ato cirúrgico, o que proporciona menos dor e menor tempo de internação hospitalar, além de uma recuperação mais precoce e retorno mais rápido às atividades habituais. O profissional tem que realizar o treinamento inicialmente em simuladores, como os pilotos de avião, para adquirir habilidades e vivência nesse modo de operação. Assim, quando chegar ao procedimento cirúrgico, ele estará muito preparado para a realização do mesmo", explica.
Ao lado do Dr. Luís Eduardo, o Dr. Roclides Lima faz parte da coordenação regional da UniCetrex Cursos Médicos, que tem sede em Brasília e atividades em outras capitais do Brasil, como São Paulo, Porto Alegre e Manaus.
"O curso proporciona a troca de experiências na área de videocirurgia e aquisição de habilidades na realização de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. Além disso, reafirma a preocupação do Hospital São Domingos em capacitar profissionais da saúde no Maranhão", destaca.