A Semana Santa está tendo vasta e especial programação no Hospital São Domingos (HSD). As atividades, promovidas pelo Núcleo de Humanização, foram iniciadas na segunda-feira,15, e são voltadas para pacientes e colaboradores, que são sensibilizados a viverem o real significado da Páscoa, de ressurreição de Jesus Cristo, de renovação da vida.
Essa mensagem de positividade e fé é levada para todo o hospital por meio das atividades realizadas. São celebrações ecumênicas, visita do coelhinho da Páscoa, ceia especial nos postos de assistência, café da manhã, apresentação de coral, oficinas de artesanato temáticas, distribuição de brindes e dinâmica.
A programação foi aberta, na segunda-feira, 15, com oficina de artesanato para pacientes e familiares. Na terça-feira, 16, foi realizada a visita de um dos principais símbolos da Páscoa, o coelhinho, que teve como objetivo levar a mensagem da Semana Santa às crianças na Observação Pediátrica e nos leitos. A presença do coelhinho foi de grande alegria para os pequenos pacientes, que foram presenteados com kits de pintura e desenhos alusivos à data.
A religiosidade da data foi marcada por celebrações ecumênicas realizadas nesta quarta-feira,17. Durante todo o dia, o pastor Adenilson Alves e o padre Orlando Ramos percorreram setores do Hospital levando a mensagem divina da Páscoa. Eles destacaram o verdadeiro sentido desta importante data e convidaram a todos a viverem e disseminar a fé, o amor a Deus e ao próximo, a solidariedade, a paz e a fraternidade.
Coral
Nesta quinta-feira, 18, haverá a apresentação de coral cujos integrantes entoarão somente músicas alusivas à data, ajudando a disseminar pelo Hospital a mensagem da Páscoa. E na sexta-feira, um café da manhã servido para pacientes simbolizará uma das passagens bíblicas, a ceia do Senhor. O evento terá a parceria da Nutrição.
A supervisora da Humanização do Hospital São Domingos, Fernanda Moraes, afirma que a comemoração de datas importantes do calendário nacional faz parte da rotina do Hospital e é uma das formas de manter a tradição principalmente para pacientes internados. “Aqui eles têm oportunidade de participar de rituais da Semana Santa. Pensando neles, realizamos uma programação tanto com eventos lúdicos quanto religiosos. Tudo para trazer para dentro do hospital um pouco da rotina do paciente, o que traz uma série de benefícios na recuperação deles. Há também ações para os colaboradores também vivenciarem esse significativo momento da história da humanidade”, afirma ela.