Saúde

2 minutos de leitura

Hospital São Domingos moderniza o Protocolo de Dor Torácica

Os pacientes que chegam à Emergência do Hospital São Domingos apresentando dor t...
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 05/11/2018

Os pacientes que chegam à Emergência do Hospital São Domingos apresentando dor torácica são, imediatamente, incluídos no Protocolo de Dor Torácica para identificação das causas e encaminhamento dos procedimentos de tratamento.

O protocolo é uma ferramenta de suporte para a tomada de decisões pela equipe de atendimento. Os procedimentos que configuram o protocolo do HSD estão sendo modernizados e adequados ao padrão de excelência dos grandes centros de medicina nacionais e internacionais. As atualizações foram apresentadas na Reunião de Lideranças da última sexta-feira (02), pelo Dr. Rodrigo Mitsunaga, cardiologista da UTI do Hospital São Domingos.

As mudanças no protocolo começaram a ser adotadas em outubro de 2018 e têm como objetivo agilizar o diagnóstico e início do tratamento e evitar internações desnecessárias. Entre as melhorias implantadas está a integração dos dados do paciente no Sistema Tasy, software de gestão em saúde. A medida agiliza e uniformiza o atendimento, garantindo mais segurança ao protocolo.

A modernização do protocolo visa identificar os casos de dor torácica, que podem ser oriundas de problemas cardiovasculares, pulmonares, gastrointestinais, musculoesquelético, doenças infecciosas e até problemas psicológicos, como a Síndrome do Pânico, por exemplo.

“Por meio desse protocolo, é possível oferecer uma estratégia baseada em evidências adequada à estrutura do Centro de Emergência, orientar a equipe de clínicos emergencistas na tomada de decisões e permitir a integração com o cardiologista plantonista. O objetivo principal é confirmar ou descartar diagnósticos de doenças cardiovasculares de risco, como por exemplo, o infarto agudo do miocárdio, a angina instável, a embolia pulmonar e as doenças agudas da aorta”, detalha Dr. Rodrigo Mitsunaga.

E para agilizar o diagnóstico, a equipe conta, na própria Emergência do HSD, com equipamentos para a realização de exames, que registram a atividade elétrica do coração durante o seu funcionamento, possibilitando logo a identificação de eventuais problemas coronários.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos