O Hospital São Domingos registra, desde meados de maio, redução acentuada dos atendimentos a pacientes com queixas de síndrome gripal nas suas áreas exclusivas para esse fim. Desde então, sua Diretoria Médica vem realizando série de reuniões com as equipes para ajustes nos protocolos de segurança para a retomada de todos os serviços.
Para garantir mais segurança e tranquilidade aos pacientes, o hospital separou completamente seus fluxos de atendimento, com equipes, corredores, elevadores, espaços e alas diferentes. Pacientes com sintomas variados têm fluxo diferente daqueles com sintomas gripais.
"Mantemos o atendimento seguro a todos os nossos pacientes para que continuem ou retomem seus tratamentos. Temos praticamente um hospital separado do outro. Por isso, reforçamos aos nossos clientes, que caso sintam algo, não percam tempo, e procurem imediatamente atendimento médico nos ambulatórios ou na Emergência.
Pois nos preocupa quando recebemos pacientes que se apresentam em estágios avançados de doenças por terem retardado a sua vinda ao hospital. São quadros graves, por exemplo de AVC, infarto cardíaco, pancreatites, fraturas etc", afirma a diretora de Governança Clínica do HSD, Dra. Glaucia Palácio.
Retomada de serviços
O São Domingos já retornou serviços que haviam sido parcialmente desativados devido à pandemia, como cirurgias, consultas eletivas e realização de exames, com suas equipes adotando todas as medidas de segurança e prevenção de contágio que os protocolos requerem.
Para facilitar o atendimento aos seus pacientes, o hospital lançou o aplicativo, “ Meu HSD ”, que traz comodidade no agendamento de consultas e exames, e na visualização dos laudos e imagens, que ficam à disposição do paciente. O aplicativo está disponível para download na Play Store e na Apple Store.
“Os pacientes precisam dar continuidade aos seus cuidados de saúde, pesquisas diagnósticas, avaliações periódicas e cirurgias, pois as outras doenças continuam acontecendo e várias análises publicadas mostraram que o impacto do isolamento sobre a saúde da população será grande também no que se refere ao agravamento das outras enfermidades. Por exemplo, milhares de casos de câncer estão deixando de ser diagnosticados”, alerta Dra. Glaucia Palácio.
E para garantir o atendimento seguro, o hospital mantém os procedimentos rígidos tanto para os pacientes quanto para os colaboradores e equipes médicas. Assim, todos precisam usar máscaras, manter o distanciamento, higienizar as mãos, além do cumprimento de outras medidas preventivas, como maior disponibilidade de álcool gel, o reforço na higienização das áreas e equipamentos, além de rotinas específicas relacionadas ao paciente que realizará alguma cirurgia.
Para que todos continuem tendo a assistência médica adequada, o Hospital São Domingos mantém a Emergência 24 horas e o seu ambulatório na Matriz e em suas Unidades Diagnósticas, localizadas nos shoppings Pátio Norte, Passeio e Golden, que funcionam em horário especial para realização de consultas e exames. O hospital disponibiliza também canais de agendamento, como a central 3216-8100 e o aplicativo. Com a ampliação dos seus protocolos de segurança quer deixar seus clientes tranquilos para que possam continuar seus tratamentos. É o HSD fazendo o seu melhor através do cuidado da saúde das pessoas.